scorecardresearch ghost pixel



Cuidado para não ficar sem receber o FGTS por dois anos

Cuidado para não ficar sem FGTS na demissão sem justa causa!



O Brasil passa por um momento financeiro bem delicado. A pandemia foi um dos grandes fatores que fez com que muitas pessoas ficassem bastante apertadas financeiramente, mas é claro que temos que lembrar que as coisas já não estavam tão boas antes dela também.

Veja também: Caixa autoriza saque do FGTS de até R$ 6.220 em 70 municípios

Em períodos de dinheiro apertado, as pessoas tendem a tomar decisões de cabeça quente em busca de uma renda extra para desafogar as contas, e nem sempre a decisão mais inteligente acaba sendo tomada.

Um grande exemplo disso é que, sempre que a coisa fica feia, os trabalhadores começam a pesquisar meios de conseguir sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Ele é um direito de todos quando deixam um emprego, porém as pessoas sempre ficam na dúvida se é possível conseguir sacar esse dinheiro sem deixar o trabalho.

Saque-aniversário

A resposta é sim, porém ela pode não ser a solução certa para o seu problema. Isso porque, salvo raras exceções, a única outra forma de sacar o dinheiro sem sair do emprego é através do chamado “saque-aniversario”.

O saque-aniversário foi criado pelo governo para dar a opção para as pessoas sacarem parte do FGTS todo ano no mês do seu aniversário, e muitas pessoas acabaram aderindo à modalidade. Porém, se você ainda não é uma delas, antes de tomar a sua decisão, é importante que você pense nos contras, tanto quanto nos prós.

Você sabia por exemplo que, se você optar pelo saque-aniversário, você perde o direito de receber o valor caso seja demitido sem justa causa? Essa é uma informação que nem todo mundo que quer aderir sabe, e pode mudar a decisão da pessoa, já que o momento em que é demitida é quando ela mais precisa do valor do FGTS.

Isso pode levar a pessoa a pensar que ela pode então optar pelo saque-aniversário, receber o valor e mudar de volta para a modalidade antiga de receber quando for demitido, mas o problema é que não é tão simples assim.

Quando você adere ao saque-aniversário, é preciso 2 anos para que você possa voltar à modalidade antiga. Isso é, 2 anos em que você não vai receber ele no modo manual, mas também não vai receber nem em caso de demissão.

São 2 anos nos quais você perde todo e qualquer controle sobre o valor, fazendo esse período ser bem perigoso para aqueles que, em caso de demissão, dependam diretamente desse dinheiro para planejar seus próximos passos.

Portanto, é muito importante que a pessoa pense bem para tomar a decisão de mudar a forma de receber seu FGTS, a ideia de ter um dinheiro rápido na mão que está teoricamente parado é muito tentador, porém, é preciso ter  consciência e pensar a longo prazo, já que, nesse caso, você não vai poder se arrepender e voltar atrás imediatamente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário