scorecardresearch ghost pixel



Descubra o que acontece se o pagamento do IPVA estiver atrasado

Entenda o que acontece se você deixar de pagar o IPVA do seu veículo em dia. Débitos em atraso podem gerar penalidades maiores do que apenas multas.



Os proprietários de veículos automotores, como carros e motos, precisam pagar anualmente o IPVA. O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é o tributo que o contribuinte paga para ter um veículo no Brasil. Esse valor varia entre cada estado e pode chegar a 4% do valor venal do veículo. Em situações de aperto, é comum que o contribuinte acabe atrasando o pagamento, porém isso pode gerar penalidades.

Veja também: Qual é a melhor data para declarar o Imposto de Renda em 2022?

Se você tem dúvidas sobre o que acontece quando atrasa o IPVA, vale a pena conferir esse texto até o final. Saiba que o imposto de 2022 ainda pode ser pago dentro do prazo em vários estados brasileiros. Assim, visite o site do Detran local para saber quais são as datas e prazos limites para ficar dentro da lei.

Dá para parcelar o valor do IPVA 2022?

Sim, é possível efetuar o parcelamento do IPVA, embora o pagamento adiantado costume ser mais vantajoso. A cota única, como é chamado esse pagamento, oferece a possibilidade de desconto ao contribuinte. Dessa forma, sempre procure efetuar a quitação do tributo antes do vencimento.

Caso o prazo da cota tenha vencido, tudo bem. Procure por uma unidade do Detran do seu estado, ou visite o site do órgão para obter orientações. O poder público oferece a possibilidade de parcelar o IPVA, geralmente, em 3 parcelas.

O que acontece com o IPVA atrasado?

Se ainda assim, se o imposto do seu veículo não puder ser pago em dia, existirão algumas consequências. Para cada dia após o prazo máximo de pagamento será cobrada uma multa de 0,33%. Esse valor se acumulará até atingir o máximo de 20% da dívida. Aliás, a taxa Selic pode ser acrescentada na multa para cada mês de atraso.

No entanto, se o IPVA ficar mais de 90 dias atrasado, o contribuinte é colocado na Dívida Ativa da União. A multa para este caso será ainda maior. Entretanto, o carro não pode ser apreendido por falta de pagamento do IPVA. O que ocorre é que sem o IPVA em dia, o proprietário não consegue pagar pelo licenciamento. Neste caso sim, com o licenciamento atrasado, o veículo pode ser apreendido.

Como quitar a dívida?

Se os 90 dias de atraso não foram atingidos, procure a guia de pagamento junto ao Detran. Caso contrário, é necessário regularizar os débitos junto à Procuradoria Geral do Estado. Veja se existe algum feirão público para quitação dos débitos em atraso.




Voltar ao topo

Deixe um comentário