Os alimentos industrializados e processados, ou mesmo semiprontos, facilitam imensamente a rotina da casa. No entanto, toda essa facilidade tem um preço a ser pago, já que no quesito saúde esses alimentos deixam a desejar. O ideal é optar por uma alimentação mais orgânica e feita com ingredientes frescos, ainda que seja mais trabalhoso. Um dos ingredientes mais comuns das refeições e que pode ser substituído é o molho de tomate.
Veja também: É verdade que pimenta faz mal para os rins?
Engana-se quem acredita que fazer molho de tomate caseiro é difícil. Preparar uma versão simplificada desse tradicional molho é bem simples e não exige grande experiência na cozinha. O melhor de tudo é que ele elimina uma série de prejuízos que o molho de tomate industrializado oferece à saúde.
Quais os riscos em comer molho de tomate industrializados?
Primeiramente, o tomate é uma fruta utilizada para diversos fins dentro da culinária. Ele pode compor saladas, temperos, molhos, acompanhamentos e até se tornar o prato principal em alguns casos. Os benefícios do tomate para a saúde são vários e incluem até uma poderosa ação antioxidante, que atua na prevenção de câncer.
No entanto, estamos diante de uma fruta sensível a mudanças climáticas e ao ataque de várias pragas. Por isso, o cultivo de tomates em larga escala necessita de ampla aplicação de agrotóxicos. Como se isso não bastasse, o processo de industrialização do tomate retira quase todos os seus benefícios. As vitaminas do complexo A e B, além do fósforo e do potássio, são levadas a índices quase desprezíveis.
Por fim, já na indústria, o molho recebe vários aditivos químicos como corantes e conservantes, além de sal e açúcar. Uma colher de molho de tomate industrializado pode conter 120 mg de sódio, enquanto o caseiro não passa de 5 mg.
Como fazer molho de tomate em casa
Existe apenas uma vantagem do molho de tomate industrializado em comparação com o natural. O preço do tomate in natura está cada dia mais caro. Porém, não se esqueça que é possível plantar tomates na sua casa.
Para fazer um molho caseiro, basta picar alguns tomates e bater no liquidificador. Acrescente água, tempere e deixe ferver até reduzir e engrossar. Pronto, não precisa de mais nada.