scorecardresearch ghost pixel



É verdade que pimenta faz mal para os rins?

Dizem que comer pimenta faz mal para os rins. Será que isso é verdade? Entenda de vez, se essa especiaria faz mal ou não à saúde dos rins.



Dizem que comer pimenta faz mal para os rins, mas será que isso é verdade? Para entender isso, vamos entender a função dos rins, quais são as propriedades da pimenta e como age no organismo.

Veja também: 5 tipos de alimentos que roubam a energia do nosso corpo

A pimenta é uma especiaria usada na culinária mundial. Apresenta um forte sabor ardente, contudo seu consumo traz inúmeros benefícios, como:

  • Alívio de dores, por ter ação analgésica;
  • Efeito anti-inflamatório, pois possui muitos antioxidantes que atuam regulando o sistema imunológico;
  • Ação antibacteriana, isso porque atua prevenindo infecções;
  • Melhora na absorção de nutrientes; e
  • Ajuda a proteger o coração contra doenças cardiovasculares.

Por que a pimenta faz bem à saúde?

Conforme os benefícios já apresentados, a pimenta faz bem à saúde por causa de suas dosagens de vitamina C, fibras e minerais.

A vitamina C contribui para fortalecer o sistema imune, possui ação antioxidante, ou seja, evita o estresse oxidativo das células e o envelhecimento precoce.

O cálcio ajuda a ter ossos e dentes mais fortes e os carotenoides ajudam o organismo a sintetizar a vitamina A, que é um nutriente importante para a visão.

Também contém capsaicina e piperina, que ajudam a reduzir a pressão arterial. Vale destacar que a capsaicina, apesar de contribuir para saúde, em alguns casos pode gerar irritação em alguns órgãos, principalmente se consumida em excesso.

 Por que comer pimenta faz mal para os rins?

A pimenta é um alimento composto por uma série de nutrientes, sendo um deles o oxalato de cálcio. Este, por sua vez, pode causar problemas como cálculos renais.

Os rins têm como principal função filtrar o sangue para excluir substâncias tóxicas ao corpo, como amônia, ureia e o ácido úrico. Também são responsáveis por equilibrar a quantidade de líquidos no organismo, excretando água com as demais substâncias desnecessárias por meio da urina. 

Quando os rins apresentam altas quantidades de cristais, sais minerais e diversas substâncias, entre elas: o oxalato de cálcio e ácido úrico, são quando surgem os cálculos renais. Esses elementos podem migrar para as vias urinárias causando muitas dores e riscos de complicações.




Voltar ao topo

Deixe um comentário