scorecardresearch ghost pixel



Dormir com pet na cama faz mal? Veja o que diz o Dr. Bactéria

Descubra se há risco em compartilhar a cama com o animal e veja dicas de higienização do colchão para eliminar os ácaros.



Todo tutor de pet prepara com cuidado o local onde o animal irá repousar e descansar após um longo dia. Por outro lado, em alguns casos, é comum o dono ceder um espaço na própria cama para acomodar o bichinho. Mas será que isso é saudável?

Leia mais: Descubra o melhor pet para você de acordo com seu signo

De acordo com o biomédico Roberto Figueiredo, mais conhecido como Dr. Bactéria, dormir com o animal na cama pode ser prejudicial não só para o tutor que sofre com doenças respiratórias – como asma, rinite ou asma – mas também para o próprio pet.

“Nós perdemos cerca de dois gramas de pele por dia, a maior parte dela fica na cama. E esses resíduos podem causar rinite no animal”, esclarece o especialista. Neste caso, aqueles que dividem a cama com o animal de estimação devem reparar em alguns sinais. Se o bichinho acorda lacrimejando ou espirrando, isso pode ser fruto de rinite. Além disso, também é importante ficar atento à pele do animal.

“Uma pessoa perde cerca de dois litros de água por dia, a maior parte na cama também. Junto com a poeira doméstica, essa mistura serve de alimento para os ácaros que crescem, se desenvolvem e produzem fezes que em contato com a pele dos animais podem resultar em dermatite”, esclarece o Dr. Bactéria.

Como amenizar os problemas causados em pets que dormem com os tutores?

Uma dica para amenizar os problemas sofridos pelos pets é revestir o colchão com uma capa protetora impermeabilizante por dentro e feita de algodão por fora. Entretanto, antes de colocá-la, a dica é higienizar o estofado previamente.

Para isso, basta espalhar bicabornato de sódio por todo o colchão e, em seguida, esfregar com uma escova. Deixe agir por 20 a 30 minutos e passe um aspirador de pó com filtro HEPA. Esse passo a passo contribui para eliminar os ácaros do colchão.

Outras dicas infalíveis e que são de grande ajuda incluem: trocar a roupa de cama a cada sete dias, evitar produtos aromatizados na cama e realizar a troca do colchão a cada três anos, se ele for de espuma, e a cada sete anos, caso ele seja de molas.

Por último, é essencial que o tutor do pet leve-o ao veterinário com frequência para a manutenção da vermifugação e da vacinação. Além disso, a cada passeio na rua, é importante não se esquecer de limpar bem as patinhas dos animais para deixá-las limpas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário