scorecardresearch ghost pixel



Fez um empréstimo no Nubank? Saiba como acessar o informe e declarar no IR 2022

Documento é peça-chave durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Veja como informá-lo junto à Receita.



Clientes Nubank que fizeram um empréstimo igual ou acima de R$ 5 mil precisam incluir a transação na declaração anual do Imposto de Renda. Isso porque no acerto de contas da Receita Federal também precisam estar dívidas, bem como os patrimônios e rendimentos.

Leia mais: Nubank oferece R$ 450 a clientes; Veja como ganhar em 10 minutos

Por outro lado, quantias abaixo desse valor não precisam de informe de rendimentos – documento que detalha as informações de dívidas de empréstimos que a pessoa possui em alguma instituição financeira. Ele é peça-chave para o preenchimento da declaração de Imposto de Renda nessas situações.

No informe de rendimentos devem constar informações referentes às transações do ano anterior ao do IR em questão (neste caso 2021). A data de abrangência das transações considera empréstimos realizados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2021.

Como acessar o informe de empréstimos do Nubank?

Segundo Nubank, os envios dos informes de empréstimos foram feitos aos clientes através do e-mail cadastrado no aplicativo do Nu.

Aqueles que não receberam a mensagem contendo as informações devem olhar a lixeira ou caixa de spam. Outra dica é entrar em contato com o atendimento do app ou número 0800-591-2117.

Como declarar o empréstimo no Imposto de Renda?

O cliente deverá informar a declaração de empréstimos no IR por meio da seção “Dívidas e Ônus Reais”, disponível no programa IRPF da Receita. Basta tocar na opção “Novo” e depois “Dados de Dívida”. Em seguida, escolha o código “12 – Sociedades de crédito, financiamento e investimentos”.

No campo “Discriminação”, é necessário informar o nome e CNPJ da instituição financeira em que foi contratado o empréstimo, bem como o valor do acordo. Feito isso, basta seguir com as demais etapas, como inserir o valor pago em 2021 e o saldo devedor, ou seja, o que ainda deve ser pago. Finalize na opção “Ok”.

Em caso de dúvida no preenchimento, a dica é buscar ajuda de um contador qualificado para evitar a incidência de erros na declaração.




Voltar ao topo

Deixe um comentário