scorecardresearch ghost pixel



Fique de olho! Estes são os critérios de inclusão e exclusão no CadÚnico

Para receber os benefícios sociais as famílias têm que se encaixar nos critérios do CadÚnico. A exemplo do limite de renda familiar



O Cadastro Único (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados do Governo Federal para identificar as famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza. São dados essenciais sobre as famílias, como renda, quantidade de moradores na casa e tantas outras informações. Mas alguns critérios são exigidos pelo CadÚnico.

Leia mais: Confira agora o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em março de 2022

Quem recebe qualquer benefício do Governo Federal precisa necessariamente estar inscrito no CadÚnico. Além de se inscrever também é obrigatório ter os dados sempre atualizados.

Critérios do CadÚnico

O CadÚnico tem alguns critérios que determinam a inclusão e até mesmo a exclusão dos brasileiros. Isso porque, para estar no cadastro, as famílias precisam ser de baixa renda. Só assim os brasileiros terão acesso ao Auxílio Brasil, assim como aos programas Casa Verde e Amarela, Tarifa Social de Energia e tantos outros benefícios.

As famílias se inscrevem nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) em cada município. São informados dados de toda a família, como a renda, que tem que ser de até meio salário mínimo por pessoa. Ou de até três salários como renda total da casa.

Por outro lado, os critérios de exclusão do benefício incluem a mudança de renda, falta de atualização do cadastro e também falecimento da pessoa cadastrada no benefício. A orientação do Ministério da Cidadania é que todas as alterações sejam informadas imediatamente ao CadÚnico para não correr o risco de ter o benefício suspenso.

Ou então, no máximo a cada dois anos, o CadÚnico precisa ser atualizado. Isso porque qualquer falta de informação ou contradição nos dados pode levar à suspensão dos benefícios pagos pelo Governo Federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário