scorecardresearch ghost pixel



Imposto de Renda: Receita vai pagar R$ 210 milhões em restituições. Você tem direito?

Receita abre consulta a lote residual de restituições do Imposto de Renda, que deve beneficiar mais de 212 mil pessoas.



A Receita Federal liberou a consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda para contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram sua situação posteriormente. Mais de 212 mil pessoas poderão resgatar cerca de R$ 210 milhões.

Leia mais: Prazo para saque de ‘dinheiro esquecido’ termina neste sábado, 26

Os saques ficarão disponíveis a partir do dia 31 de março. O depósito será feito na conta informada na declaração do Imposto de Renda referente ao ano-base 2020 e períodos anteriores.

O dinheiro será distribuído entre 212.711 contribuintes, sendo que 2.790 deles têm mais de 80 anos, 21.540 têm entre 60 e 79 anos, 2.199 possuem alguma deficiência ou doença grave e outros 7.542 têm como principal fonte de renda o magistério.

Como descobrir se tenho direito?

A consulta está disponível desde a última quinta-feira, 24, pelo site da Receita Federal. É só acessar o menu “Meu Imposto de Renda” e escolher a opção “Consultar a Restituição”. O processo também pode ser feito no aplicativo do órgão, disponível para Android e iOS.

Se o contribuinte não estiver na lista, ele pode tirar o extrato da declaração pelo Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Caso haja alguma pendência, será necessário enviar uma declaração retificadora e aguardar a liberação dos próximos lotes.

Para quem deixou de resgatar a restituição dentro do prazo de um ano, será necessário solicitar o resgate no Portal e-CAC. Basta clicar em “Declarações e Demonstrativos”, em seguida em “Meu Imposto de Renda”, e depois em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

No caso de a restituição não ser creditada na conta informada na declaração, o dinheiro ficará disponível para saque por até um ano, no Banco do Brasil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário