Com a chegada do mês de março, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aguardam ansiosos pelos dias de pagamento. Nesta quinta-feira, 3 de março, tem início mais uma rodada de pagamentos. O calendário de pagamentos leva em conta os valores recebidos.
Leia mais: INSS: Entenda como você pode receber juros por benefícios atrasados
Pela tradição do INSS, quem recebe um salário mínimo recebe o benefício primeiro. Só depois é a vez de quem ganha mais. Assim é definido o pagamento de calendários ao longo de todos os meses.
Pagamento do INSS
O pagamento agora é para quem tem o Número de Inscrição Social de final 6 – sem considerar o número depois do dígito. O calendário de pagamentos segue até o último dia do mês, para quem tem NIS de final 5.
Hoje mais de 36 milhões de brasileiros recebem algum benefício do INSS. Para consultar qualquer benefício pago pelo INSS, os interessados podem pesquisar pelo site ou também no aplicativo “Meu INSS”.
Por esses canais de atendimento os segurados têm informações sobre as datas de pagamento, assim como informações sobre os benefícios.
Lembrando ainda que todos os valores pagos pelo INSS têm que ser de, no mínimo, um salário mínimo. Ou seja, de R$ 1.212 pelos valores atuais. E o valor máximo conforme o teto dos benefícios é de até R$ 7.087,22.
Entre os benefícios pagos pelo INSS estão as aposentadorias, auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte, auxílio reclusão e tantos outros.