scorecardresearch ghost pixel



IR 2022: veja como aumentar o valor da restituição

A restituição do Imposto de Renda (IR) começa em maio. Veja o que é preciso declarar para aumentar o valor da restituição.



Os contribuintes que já fizeram a declaração do Imposto de Renda (IR) esperam ansiosos o período de restituição. Mais de 7 milhões de declarações já foram entregues até agora. E o prazo vai até 29 de abril. Depois disso, a partir de 31 de maio começa a restituição em cinco lotes.

Leia mais: Descubra como solicitar a revisão do INSS pela internet

Alguns cuidados fazem a diferença no valor final da restituição. Por isso, se você ainda vai declarar, veja quais pontos merecem atenção para garantir uma melhor restituição do IR.

Restituição do IR

O primeiro ponto é enviar os documentos corretos para a declaração. Algumas despesas importantes devem ser declaradas para aumentar o valor da restituição do IR. Por exemplo, os gastos com dependentes, despesas com saúde, educação, plano de previdência e pensão alimentícia. Enfim, todas as despesas devem ser consideradas na declaração para ter uma restituição maior.

Se o contribuinte teve gastos com a saúde, o abatimento no cálculo do imposto é de 100% do valor gasto. Para isso é preciso lançar o gasto na declaração. A Receita Federal considera os gastos desde que os contribuintes apresentem o recibo ou a nota fiscal emitida pela clínica onde o atendimento foi feito.

O mesmo vale para os gastos com educação. Desde que seja com ensino básico, médio, graduação e pós-graduação. Ou seja, os cursos técnicos quase sempre não são considerados pela Receita Federal. Para conseguir a dedução no imposto de renda, os contribuintes precisam apresentar os boletos de mensalidades pagas. Ou os informes que são disponibilizados pelas próprias instituições de ensino.

Por isso, a dica é sempre reunir todos os gastos e fazer a declaração mais completa possível. Um pequeno cuidado que pode resultar numa restituição de valor mais alto. Confira as datas dos cinco lotes de restituição:

31 de maio;
30 de junho;
29 de julho;
31 de agosto;
30 de setembro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário