scorecardresearch ghost pixel



MEI pode trabalhar de carteira assinada ao mesmo tempo?

Quem trabalha como MEI pode ter carteira assinada. Não existe nada que impeça. Mas é bom se atentar a todas as regras e obrigações.



Abrir o próprio negócio é desafiador e, sem dúvida, deixa muito medo até naqueles com mais sangue empreendedor. É que existe uma curva de aprendizagem, além de exigir muita disciplina e organização. Por isso, muitos brasileiros que pensam em ser Microempreendedor Individual (MEI) tentam manter um emprego de carteira assinada no começo.

Leia mais: Seu RG vai mudar? Veja como será a nova Carteira Nacional de Identidade

Quem opta por esse caminho quer apostar em um novo negócio, sem perder a garantia do salário todo mês. Mas, será que é legal ser MEI enquanto o trabalhador tem a carteira assinada? Veja o que diz a regra.

MEI e carteira assinada

Se essa é a sua dúvida, a boa notícia é que não existe nada que impeça um trabalhador de carteira assinada se tornar MEI. Até mesmo porque em boa parte das vezes só a renda de um emprego não é o suficiente para manter todas as necessidades da família.

Assim, muita gente começa com pequenos negócios. E a medida que os novos planos vão dando certo, a formalização como MEI é um caminho mais seguro. Mas, ao decidir ser MEI é preciso ter noção de que alguns benefícios podem ser cancelados.

Por exemplo, se você é MEI e for demitido sem justa causa do emprego de carteira assinada, você pode perder o benefício do seguro desemprego. Afinal de contas, o seguro é voltado para manter uma renda mínima até que a pessoa encontre um novo trabalho. Se o MEI garante esse dinheiro, não tem razão de receber o seguro.

Como MEI é importante se atentar também para a contribuição mensal. Já que agora é o próprio MEI que precisa se responsabilizar por essa contribuição, e não o empregador como acontece com aqueles que têm carteira assinada.

Por isso, confira todas as regras do MEI e aproveita a possibilidade de formalizar o seu negócio, ter uma renda extra e garantir o emprego de carteira assinada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário