scorecardresearch ghost pixel



Seu RG vai mudar? Veja como será a nova Carteira Nacional de Identidade

Apenas quem tem 60 anos ou mais seguirá usando o modelo tradicional de identidade, sem prazo de validade.



Na última quarta-feira, 23, o governo federal lançou oficialmente a nova Carteira Nacional de Identidade ou RG Único. A atualização no formato do documento tem a missão de combater fraudes e centralizar as informações pessoais do cidadão.

Leia mais: CNH Social abre inscrições para mais de 2 mil vagas até março

A expectativa é de que em até 10 anos, o RG físico, em papel como conhecemos hoje, deixe de ser impresso e dê lugar ao novo documento, que virá no formato digital e impresso. Apenas quem tem 60 anos ou mais seguirá usando o modelo tradicional de identidade, sem prazo de validade.

De acordo com o decreto que regulamenta a lei, publicada no Diário Oficial da União, o prazo dado aos institutos responsáveis pelos documentos se adequarem ao novo formato vai até março de 2023.

Como funciona a nova carteira de identidade?

A nova carteira de identidade, prevista para entrar em vigor no dia 1º de março, será um documento de identificação única por meio do CPF. Além da versão impressa, ele também estará disponível para consulta na internet.

Ademais, a numeração será só uma e sua autenticidade poderá ser checada via QR Code, mesmo de maneira off-line.

Outra novidade anunciada é que o RG Único poderá ser considerado um documento de viagem internacional. No entanto, o governo explicou que a validade do documento será apenas para países do Mercosul.

Como conseguir a nova carteira de identidade?

As secretarias de Segurança Pública de cada estado e do Distrito Federal ficarão encarregadas da liberação do novo RG.

O prazo para que os institutos se adequem a nova norma é o dia 3 de março de 2023. Segundo o Executivo, a emissão será gratuita e sem custos. A partir daí, o RG atual, o verdinho, será aceito por até 10 anos pela população geral e por tempo indeterminado para pessoas com mais de 60 anos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário