scorecardresearch ghost pixel



Mutirão nacional permite negociação de dívidas

O mutirão de negociação de dívidas vai até o final do mês de março. A ideia é acabar com as contas em atraso e ajudar na educação financeira dos consumidores.



Começa hoje, 7, o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. É uma oportunidade para os consumidores que têm dívidas com bancos. O mutirão é organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), juntamente com o Banco Central e os Procons do Brasil.

Leia mais: Estudantes podem renegociar dívidas com Fies a partir de segunda, 7

O mutirão vai até 31 de março. Podem participar todos os consumidores que estão com contas atrasadas junto às instituições financeiras. Assim, é uma oportunidade de quitar as dívidas e colocar a vida financeira em dia. A ação faz parte do mês do consumidor.

Mutirão de negociação

Além de permitir a quitação das dívidas com condições facilitadas, o mutirão de negociação tem também conteúdos de orientação para a educação financeira dos consumidores. Ou seja, além de quitar a dívida, os participantes aproveitam para aprender mais sobre economia para evitar novas dívidas.

De acordo com a Febraban, o grande objetivo é evitar o endividamento de risco, que compromete todo o orçamento das famílias com várias contas em atraso.

Assim, por meio da página do mutirão da Febraban, os consumidores poderão fazer as propostas de negociação das dívidas. Além de aproveitar todo o conteúdo disponível sobre a orientação financeira.

Também no site, os consumidores podem fazer uma consulta para identificar se existem mais dívidas que precisam ser quitadas. Segundo a Febraban, os bancos têm até 10 dias para analisarem a proposta de negociação dos consumidores que querem quitar as dívidas por meio do mutirão.

Para ajudar os consumidores, a Febraban disponibiliza um modelo de reclamação. Assim, os consumidores podem conferir as informações essenciais que podem ser usadas durante a solicitação de negociação com os bancos. Lembrando que o prazo vai até 31 de março. A proposta é, assim, ajudar os consumidores a reduzirem as dívidas, assim como os juros e multas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário