De acordo com o Portal WebMD, apresentar níveis elevados de açúcar no sangue pode indicar vitiligo, uma doença crônica que pode aparecer, principalmente na idade adulta. O portal destaca ainda, que o vitiligo é mais comum em pessoas com diabetes tipo 1, que é menos frequente, mas com graves efeitos sobre o funcionamento do pâncreas, derivando em uma inflamação autoimune.
Veja também: Artrite reumatoide: sintomas de uma doença autoimune podem refletir no rosto
Conforme um estudo citado pelo Daily Mail, foi realizada uma pesquisa em 600 pessoas portadoras do diabetes tipo 2 e não diabéticas. O resultado evidenciou que 12 % das pessoas com vitiligo eram diabéticas.
Os dados levantados na pesquisa, apontam que a doença ocorre em pessoas com diabetes tipo 1. Mas, percebeu-se uma elevação dos casos de diabetes tipo 2. O grupo mais atingido são adultos e idosos acima do peso ou com obesidade, também em pessoas com estilo de vida pouco saudáveis e sedentários.
Conclusão da pesquisa sobre a relação das taxas de açúcar no sangue X vitiligo
O resultado obtido foi que os níveis altos de açúcar no sangue provocados pela diabetes tipo 2 provocam destruição dos órgãos, incluindo a pele.
Vale destacar que existem consequências mais drásticas geradas pelo diabetes, como perda total da função de nervos, amputação de membros e, por último, riscos de morte.
Sintomas da elevação dos níveis de açúcar no sangue
O excesso de açúcar no sangue pode apresentar alguns sintomas como sede, sonolência, cansaço, enjoo, dor de cabeça, fome, além de visão desfocada e formigamento nos pés e nas mãos.
Percebendo a existência de um ou mais desses sintomas o indicado é procurar ajuda médica.