scorecardresearch ghost pixel



Novo saque do FGTS de até R$ 1.000; Quando sai e quem recebe

Intuito é liberar o saque para movimentar o mercado e, ao mesmo tempo, contribuir para as finanças de milhões de pessoas.



O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou no final de fevereiro que o governo federal pretende liberar em breve uma nova fase de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ideia é autorizar o resgate dos recursos do fundo para cerca de 40 milhões de pessoas.

Leia mais: Trabalhador pode resgatar FGTS sem precisar esperar por novo saque emergencial

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pode assinar uma Medida Provisória (MP) que garante a vigência imediata do novo saque do FGTS. A previsão é de que a nova rodada seja oficializada até o próximo dia 14 de março. Segundo a pasta da Economia, serão liberados valores entre R$ 500 e R 1 mil.

Novo saque emergencial do FGTS

As quantias previstas foram propostas de forma que o saque emergencial do FGTS não comprometa a estabilidade do fundo.

O objetivo é liberar a retirada para movimentar o mercado e, ao mesmo tempo, contribuir para as finanças de milhões de pessoas, principalmente aquelas que estão negativadas e com restrições.

Lembrando que essa modalidade cria uma nova regra de saque do FGTS, diferentemente daquelas já conhecidas pelas pessoas, como demissão sem justa causa, doença grave, aposentadoria, compra da casa própria e estado de calamidade.

Quando sai e quem recebe o novo saque do FGTS

No momento, o novo saque do FGTS ainda não possui um calendário oficial de pagamentos. Entretanto, a expectativa é de que a nova rodada seja liberada em breve, assim como o calendário, que deve seguir como ordem de repasse o mês de nascimento do beneficiário.

Para saber se possui saldo disponível, o cidadão pode acessar o aplicativo FGTS. Nele, é possível consultar o extrato de todas as contas vinculadas ao nome do trabalhador. Além disso, a ferramenta também possibilita movimentações do saldo liberado para outras contas.

Vale destacar que o a nova rodada de saques não será obrigatória, ou seja, aqueles com dinheiro em conta poderão escolher entre sacar ou não o dinheiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário