scorecardresearch ghost pixel



O que é a salicórnia e como ela substitui o sal de cozinha?

Você conhece a salicórnia? Ela é uma planta que também confere gosto salgado à comida e pode ser uma ótima opção saudável para substituir o sal de cozinha.



O sal é um ingrediente difícil de ser substituído, afinal ele é um dos únicos capazes de dar sabor aos alimentos. Contudo, o excesso desse ingrediente pode ser a causa de vários problemas de saúde, alguns bem graves. Por isso, vale a pena aprender como substituir o sal para ter uma alimentação saudável. Uma das opções é a salicórnia.

Veja também: 4 dicas indispensáveis de como amaciar carne

O que é a salicórnia?

A salicórnia é uma planta que lembra bastante o aspargo em sua aparência estética. Ela é conhecida como “asparagi di mare” entre os italianos, que estão mais acostumados com o vegetal.

Sua ocorrência costuma se dar em áreas costeiras de lagos e pântanos, por exemplo. Ela é uma ótima alternativa para substituir o sal de cozinha, já que seu caule apresenta sabor salgado. Aliás, a salicórnia tem a capacidade de absorver sal do ambiente e armazená-lo em seu interior. Diversos outros elementos marinhos também estão presentes e enriquecem as características nutricionais da planta.

Vantagens de usar salicórnia no lugar do sal

Você pode estar se perguntando: “ué, mas se ela absorve sal, qual é a diferença?”. A principal vantagem que faz a salicórnia ser diferente do sal comum está no baixo teor de sódio. Embora o elemento exista em sua composição, a quantidade é bem menor se comparada à do sal de cozinha convencional.

Para comer esse vegetal e utilizá-lo como tempero de alimentos, o mais indicado é procurar por ele desidratado. Especialistas afirmam que as qualidades nutritivas são bem maiores do que as presentes em temperos comuns. Aliás, sempre evite o consumo dos temperos industrializados, ricos em glutamato monossódico.

Cuidado na hora de arriscar

Encontrar salicórnia não é tão fácil, mas a internet facilitou bastante o processo. Contudo, nunca se arrisque a colher um vegetal na natureza para comer sem ter certeza de qual espécie se trata. Existem inúmeras plantas que podem ser semelhantes entre si, mas profundamente diferentes em suas composições. Em outras palavras, tenha cuidado para não comer “veneno” ao invés de “remédio”.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário