scorecardresearch ghost pixel



Professores podem receber isenção do Imposto de Renda como incentivo

Projeto de Lei tramita em caráter conclusivo para aprovar isenção de Imposto de Renda (IR) para os professores brasileiros. Veja quem terá direito e qual será o impacto.



O Projeto de Lei n° 165/22 prevê isenção de Imposto de Renda (IR) na remuneração de professores brasileiros. As regras contam para os profissionais que atuam em aulas no ensino fundamental, médio e superior. Esse projeto tem por base alterar as regras estabelecidas pela Lei 7.713/88, a qual fala sobre o IR para Pessoa Física (IRPF).

Veja também: Qual é a melhor data para declarar o Imposto de Renda em 2022?

Um dos pontos de destaque do novo texto é a ausência de distinção salarial. Dessa maneira, professores que recebem o valor mínimo exigido para declaração e os que ganham até R$ 8 mil mensais permanecerão isentos.

A proposta ainda segue em análise pelo poder público brasileiro, mas tramita em caráter conclusivo. Ainda precisam analisar o projeto as comissões de Finanças e Tributação, Educação, Constituição, Justiça e Cidadania.

Isenção do IR para professores seria para melhorar educação

De acordo com o projeto, a proposta tem como objetivo a melhora nas condições e em ofertas de ensino do país. O texto foi montado para defender e valorizar os professores brasileiros, ainda que seja de forma pontual e singela.

A autoria da proposta é do deputado Rubens Otoni (PT), que alega melhoria nas questões orçamentárias da educação no país.

“No entanto, as questões orçamentárias impactam diretamente a perspectiva de valorização do magistério. Nesta perspectiva a atuação profissional no magistério que apresenta especial valor estratégico para o desenvolvimento do Brasil tem se mostrado cada vez mais desinteressante aos jovens que ingressam no mercado de trabalho”, disse o parlamentar.

Novos professores podem receber incentivo pela isenção do IR

Na avaliação favorável, o projeto também tem capacidade de ampliar o incentivo de novos professores para atuarem em sala de aula. Com menos burocracia e menos taxas recorrentes sobre os pagamentos, a tendência é a de os profissionais comecem a ser mais valorizados.

Com mais benefícios para os professores, mais e melhores profissionais podem se interessar pela área. Além de aumentar o número de trabalhadores, a qualidade acaba subindo também.

Veja também: Câmeras em sala de aula podem levar a um ‘comportamento paranoico’, diz psicóloga




Voltar ao topo

Deixe um comentário