Junto com a popularização da comida japonesa no Brasil, os acompanhamentos também se integraram à culinária local. É o caso do molho shoyu, conhecido como molho de soja, de cor preta e rico em sal. Ainda que não seja o molho mais saudável que existe, a verdade é que ele é bem saboroso e confere um toque especial aos preparos.
Veja também: Conheça os benefícios que a granola pode trazer para o corpo humano
Para minimizar um pouco a quantidade de sódio e realçadores de sabor dos molhos prontos, hoje você vai aprender uma receita caseira prática e fácil.
Separe o seu bloquinho de anotações para deixar essa receita incrível gravada e nunca mais se esquecer dela. Afinal, esse é um ingrediente muito utilizado em preparos de carnes, massas, peixes e em várias outras situações.
Aprenda a fazer molho shoyu caseiro hoje mesmo
Para obter um bom resultado, aposte em ingredientes frescos e de boa procedência. Você vai precisar dos seguintes itens:
- Soja;
- Milho;
- Trigo;
- Fermento de batata;
- Sal refinado comum;
- Água.
Passo a passo para preparar o molho:
A primeira coisa a ser feita é misturar o trigo, a soja, o milho e o sal. Adicione todos eles em um pote com tampa e acrescente uma quantia generosa de água filtrada. Depois, é preciso deixar o recipiente tampado por 4 dias, enquanto fica fermentando. É importante deixar um espaço entre a boca do pote e o líquido, para que os gases da fermentação tenham espaço para ficar.
O sinal de que a fermentação está ativa são as bolhas que começam a se formar na superfície. Após os 4 dias, despeje o líquido fermentado em uma vasilha e adicione o fermento de batata. Cubra com plástico filme e deixe até que a mistura cresça até a borda.
Depois que o shoyo crescer, distribua ele em algumas garrafas, deixando espaço de ar para fermentação abaixo do gargalo, feche muito bem e deixe assim durante um ano inteiro. Pois é, demora um ano todo para que a mistura finalize. Porém, depois de pronto, ele renderá muito.