scorecardresearch ghost pixel



Receita libera declaração pré-preenchida do IR 2022

A Receita Federal decidiu antecipar para esta segunda-feira, 14, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2022. O recurso é uma facilidade a mais para os contribuintes. A declaração usa informações que já estão no banco de dados da Receita Federal. Leia mais: Caixa autoriza saque do FGTS de até R$ 6.220 em 70 municípios […]



A Receita Federal decidiu antecipar para esta segunda-feira, 14, a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2022. O recurso é uma facilidade a mais para os contribuintes. A declaração usa informações que já estão no banco de dados da Receita Federal.

Leia mais: Caixa autoriza saque do FGTS de até R$ 6.220 em 70 municípios

A declaração pré-preenchida pode ser usada por todos aqueles contribuintes com conta no gov.br. O serviço é liberado para quem está nos níveis ouro e prata.

Declaração pré-preenchida

Segundo a Receita Federal, o recurso de declaração pré-preenchida já existe há bastante tempo, desde 2014. Só que antes era preciso ter o certificado digital. Esse tipo de declaração pode ser usado por todos os contribuintes, independentemente se a declaração for feita pelo portal e-CAC ou pelo celular.

O sistema reúne informações como rendimentos, bens e direitos e outros dados que já são do conhecimento da Receita Federal. Isso porque ele busca informações referentes às declarações do ano anterior.

As informações sobre os contribuintes são puxadas não apenas da declaração do ano anterior como também do carnê-leão e das declarações de terceiros. É o caso de fontes pagadoras, imobiliárias, assim como serviços médicos e demais atendimentos.

Apesar do recurso, os contribuintes podem alterar as informações que forem necessárias em caso de erros ou atualizações. Para aproveitar o recurso da declaração pré-preenchida, os contribuintes devem melhorar os níveis da conta do Governo Federal.

De acordo com os dados da Receita, só no ano passado mais de 400 mil declarações pré-preenchidas foram entregues. A expectativa é que, neste ano, o número seja ainda maior. O prazo para a declaração do IR vai até 29 de abril.




Voltar ao topo

Deixe um comentário