scorecardresearch ghost pixel



Quais os benefícios para quem declara Imposto de Renda no início do prazo?

Veja os benefícios de declarar IR com antecedência.



Como sabemos, declarar ajuste anual de Imposto de Renda, IR, é uma das principais obrigações de todo brasileiro. Através dessa declaração, pessoas físicas e empresas têm a possibilidade de realizar a quitação com a Receita Federal.

Leia também: Precisa declarar criptomoedas no Imposto de Renda em 2022?

Mas o que é Imposto de Renda?

O Imposto de Renda consiste em um tributo, que é cobrado anualmente, pelo Governo Federal sobre os ganhos de pessoas e de empresas. Seu valor é pago de acordo com os rendimentos declarados, de maneira que o cidadão com renda maior pague mais imposto.

Normalmente, o Imposto de Renda é cobrado pelo desconto de um valor pago por mês sobre os rendimentos dos trabalhadores e das empresas em nosso país. O Imposto de Renda se divide em duas categorias. Vamos conferir abaixo quais são elas.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

É aquele que incide sobre a renda e as remunerações de contribuintes residentes no Brasil ou em outro país e que recebam pagamentos de fontes brasileiras. A porcentagem varia de acordo com a renda, de maneira que são isentos de cobranças os que ganham abaixo do limite estabelecido para a apresentação da declaração anual obrigatória.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)

Esse tipo de imposto é destinado às empresas brasileiras. Nesse caso, a porcentagem aplicada incide sobre o lucro, que pode variar dependendo da atividade desenvolvida.

De forma mais resumida, a diferença entre as duas categorias é simples. O IRPF está voltado para pessoas físicas, como o próprio nome sugere, e conta com o escalonamento das porcentagens e é um modelo mais simples de declaração.

Enquanto isso, o IRPJ está voltado para pessoa jurídica, assim como o próprio nome também sugere, e conta com uma porcentagem específica e única sobre o lucro obtido. Portanto, é evidente que a principal distinção se encontra na diferença envolvendo o regime de tributação escolhido, o que poderá interferir na base de cálculo do imposto.

Mudanças no Imposto de Renda

Para o ano 2022 estão previstas algumas mudanças na declaração do Imposto de Renda. As principais são:

  • Aumento na faixa de isenção: a mudança prevê que trabalhadores que recebem salário de até R$2.500 fiquem isentos do imposto;
  • Isenção por doença grave: nesse caso, a isenção será concedida àqueles que tiveram sequelas graves causadas pela covid-19;
  • Valor de imóveis: possibilita aos proprietários atualizar os valores dos bens que estão à venda, mediante adesão ao novo modelo;
  • Tributação sobre dividendos: neste caso, uma das possíveis mudanças seria o encerramento da isenção.

Além dessas citadas, muitas outras mudanças estão sendo analisadas.

E, afinal, declarar Imposto de Renda no início do prazo trará algum benefício?

Diversos especialistas em Direito Tributário concordam que a declaração de Imposto de Renda no início do prazo é a melhor opção, afinal, deixar para última hora pode, sim, ser perigoso. Mas, afinal, quais benefícios são esses?

Alguns desses especialistas afirmam que a maior dessas vantagens é o aumento das chances de o cidadão receber sua restituição mais cedo.

Além disso, quem faz a declaração mais cedo também passa a ter o tempo como aliado, já que é comum ocorrer erros em alguma informação na hora do preenchimento dos documentos.

Assim, aquele que fez a declaração no início do prazo terá um maior espaço de tempo para tentar solucionar o problema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário