Vários brasileiros sofrem com problemas relacionados à tireoide e nem desconfiam. Os sintomas começam de modo discreto e vão evoluindo aos poucos. É apenas durante alguns exames de rotina que o médico percebe a alteração e consegue iniciar o tratamento adequado.
Veja também: Como comer bem para garantir mais proteção e saúde ao fígado
Contudo, quadros de hipotireoidismo ou hipertireoidismo, entre outros, geram uma série de entraves para a saúde humana. Para melhorar seu bem-estar, fique atento aos sintomas relacionados abaixo.
Sintomas que mostra que a tireoide não vai bem
Confira abaixo alguns dos sintomas mais discretos que podem estar atrelados a problemas na glândula tireoide.
1 – Problemas de pele e cabelo ralo
Se a pele está muito seca, irritada e o cabelo começou a cair excessivamente, mantenha a atenção em alerta.
2 – Emagrece ou engorda com facilidade e sem motivo
Caso tenha ganhado peso ou perdido muito peso sem que haja motivo aparente, vale a pena ficar atento. Não apenas problemas na tireoide podem ser a causa, mas eles estão entre as suspeitas prováveis. Geralmente, hipotireoidismo pode causar retenção de líquidos e fazer com que o paciente engorde “do nada”. Contudo, o efeito pode ser inverso, então a pessoa emagrece sem ter alterado a rotina. As alterações também envolvem o metabolismo e o acúmulo de gordura.
3 – Dificuldade para evacuar (prisão de ventre)
A digestão pode ficar comprometida, como mencionado acima, por conta de mudanças metabólicas. Isso interfere diretamente na frequência de idas ao banheiro. Prisão de ventre é mau sinal.
4 – Facilidade em se distrair e perdas de memória
O hipertireoidismo causa perdas de memória e dificuldades para concentração, por exemplo. Se você tem que releve infinitas vezes a mesma passagem de um livro e já esqueceu o que comeu na sua última refeição, cuidado.
5 – Mudanças de humor repentinas
Por estar diretamente ligada à produção de hormônios, a tireoide é um regulador de humor natural. Não é à toa que problemas nessa glândula podem desencadear episódios de depressão.
6 – Pressão alta
A pressão alta persistente, ou seja, aquela que não baixa diante de mudanças de hábitos e tratamentos pode ser sintoma de alterações na tireoide. Isso se complica ainda mais se o paciente sente palpitações que sobem para o pescoço.
7 – Sensação estranha na garganta
O desconforto na região da garganta é uma das associações possíveis com problemas na tireoide.
8 – Fadiga persistente
Estar sempre cansado, com pouca energia e apresentando dores musculares também são alguns dos sintomas de deficiência na tireoide.
Lembre-se sempre de que todos esses sintomas podem estar atrelados a situações diferentes. Contudo, se eles aparecem com frequência, ainda mais de forma conjunta, não hesite em procurar um médico.