5 alimentos que turbinam o cérebro e que você não pode ficar sem

Integrados a uma rotina saudável, eles vão nutrir seus neurônios e contribuir positivamente para a memória e outras capacidades cognitivas.



Graças aos estudos científicos, é possível identificar o poder que os alimentos causam no organismo humano. Certos nutrientes, por exemplo, exercem papel importante no funcionamento cerebral, ajudando na melhora de suas funções e também no combate de doenças neurodegenerativas, como no caso do Alzheimer.

Leia mais: Lista: alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Como a alimentação é uma das bases para a boa saúde, nada melhor do que uma dieta equilibrada e rica em nutrientes para fazer o cérebro funcionar da melhor forma possível.

E para te ajudar nessa missão, elencamos uma lista com 5 alimentos que, integrados a uma rotina saudável, vão nutrir seus neurônios e contribuir positivamente para a memória e outras capacidades cognitivas.

 

5 alimentos para aumentar a capacidade do cérebro

1. Amendoim

O alimento é rico em gorduras boas, minerais e vitaminas que ajudam no bom funcionamento do cérebro. Caso você não seja alérgico a esse alimento, é possível consumi-lo com frequência (só cuidado com o exagero).

A casquinha do alimento, por exemplo, conta com uma substância protetora, chamada resveratrol. Ela promove uma proteção contra tumores cerebrais e até Alzheimer.

2. Folhas escuras

Alimentos como a couve e outras verduras de folhas escuras possuem altos níveis de vitamina K. Essa substância está associada, em especial, à proteção do cérebro.

Um estudo conduzido no Canadá mostrou que idosos com bons níveis de vitamina K no sangue tinham melhor desempenho em testes de memória quando comparados aos que não consumiam o nutriente.

Portanto, está na hora de incluir no prato couve, almeirão, espinafre e companhia para uma alimentação mais saudável.

 

3. Peixes

Muita gente sabe que o consumo de pescados contribui positivamente para o cérebro. Além de protegê-lo de doenças degenerativas, os alimentos desse tipo também ajudam a combater significativamente os sintomas da depressão e ajudar na memória. Isso porque os peixes são ricos em ômega-3.

Segundo estudiosos europeus e americanos, a ingestão de qualquer peixe ao menos uma vez por semana é o bastante para ampliar o volume de massa cinzenta e beneficiar o cérebro. Dentre os alimentos campeões em ômega-3, destacam-se: a sardinha, o salmão e o atum.

4. Nozes

O grupo das oleaginosas também ajudam a zelar pelo bem-estar do cérebro. Assim como os peixes, elas são ricas em ômega-3, que é uma gordura aproveitada especialmente pelos neurônicos e que possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

O consumo de nozes ajuda a otimizar a eliminação de toxinas que podem estar no cérebro, favorecer a formação de novos neurônios e ajudar na melhora da memória.

 

5. Iogurte

No grupo de alimentos fermentados, podemos citar aqueles que possuem bactérias consideradas boas para o organismo. Além de causar um efeito positivo no intestino, elas também são bem-vindas pelo cérebro.

Cientistas europeus descobriram que o consumo regular de bebidas fermentadas, como iogurtes e kefir, podem ajudar na qualidade do sono, do humor, repercutir na melhora da memória e de outras habilidades cognitivas.

O fato é que com mais frequência descobrem-se conexões entre a saúde intestinal e a cerebral, fazendo com que o iogurte o kefir sejam presença garantida em uma dieta bem equilibrada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário