O que acha de adotar uma abordagem diferente para cultivar suas plantas de casa e transformá-las em plantas aquáticas? Criar um jardim aquático é uma técnica fácil de implementar. Não requer solo ou vaso, apenas água e raízes.
Veja também: Como plantar cenoura em casa de um jeito fácil
Enquanto a tendência de decorar nossos interiores com plantas tradicionais, terrários e flores secas ainda está forte, alguns criadores verdes estão incorporando um novo estilo de decoração verde em suas casas: a propagação na água.
Por trás desse termo esconde-se uma técnica muito simples: a de cultivar plantas diretamente em uma jarra com água. E nada mais.
Que tipo de espaço você precisa para um jardim aquático?
Quase todo mundo tem espaço para um jardim aquático. Se você não tem um jardim e não tem vontade de colocar as mãos na terra, a jardinagem aquática é uma boa opção. Basta soltar as raízes de uma planta e colocá-la em um recipiente, de preferência transparente, para aproveitar o belo efeito de contraste entre as raízes e as folhas.
Que tipo de plantas devo escolher?
Há uma infinidade de opções. É verdade que existem plantas naturalmente aquáticas, mas diversas espécies podem ser plantadas em vasos e jardins aquáticos, como:
1- Espada-de- São-Jorge
2- Jiboia
3- Singônio
4- Clorofito
5- Aglaonema
6- Bambu-da-sorte
7- Antúrio
8- Comigo-ninguém-pode
Para criar essas plantas em vasos de água é necessário escolher uma planta adulta, separar alguns ramos e cortar os caules. Se o corte for realizado no caule da planta, basta fazer um pequeno talho acima do corte. Mas se a planta for arrancada com raiz, insira a raiz da planta na água.
É importante lembrar de remover folhas mortas para manter o vaso limpo. Atenção é fundamental para garantir que essas plantas permaneçam saudáveis na água.
Quando devo trocar a água?
Você só precisa trocar a água se estiver estagnada ou suja. O melhor sinal de que você precisa fazer a troca é quando a coloração começa a ficar turva ou escura. É importante criar uma rotina de troca da água para evitar que mosquitos e outros insetos depositem suas larvas dentro da jarra.
Que tipo de recipientes devo usar?
Essa é a sua chance de ser original e escolher algo no seu estilo. Tudo é possível, desde uma garrafa de água de vidro, um frasco, até tubos de ensaio.
Tão bonita quanto elegante, a transparência dos recipientes brinca com a ramificação das raízes criando um ambiente relaxante, inovador e despojado.