Colesterol alto? Você não está sem opções. Há muitas maneiras de reduzir o colesterol, inclusive através da dieta, sem que seja necessário o uso exagerado de medicamentos. Comer alimentos mais saudáveis e menos junk food pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e a reduzir as gorduras não saudáveis na corrente sanguínea.
Veja também: 6 alimentos que não podem faltar na lista de compras de quem tem colesterol alto
Alimentos que reduzem o colesterol
Aveia
O passo mais fácil que você pode tomar para melhorar seu colesterol é comer aveia pela manhã, com pedaços de banana ou morango, por exemplo. O indicado é que seja consumido de 5 a 10 gramas por dia.
Cevada e outros grãos integrais
Alimentos que contêm fibras solúveis, como a cevada, podem contribuir com um estilo de vida saudável e ajudar a proteger seu coração.
Feijão
O feijão tem um alto nível de fibra solúvel e pode ajudá-lo a se sentir satisfeito por mais tempo. A leguminosa também leva algum tempo para ser digerida, o que significa que você demorará muito mais tempo para sentir fome após uma refeição, evitando que você consuma alimentos que podem aumentar os níveis de colesterol.
Berinjela
Comer vegetais de baixa caloria, como a berinjela, é uma ótima maneira de obter fibra solúvel, que pode ajudá-lo a se sentir mais cheio e diminuir a rapidez com que seu corpo decompõe os carboidratos.
Nozes
Estudos mostram que comer amêndoas, nozes, amendoins e outros tipos de frutas secas faz bem para o coração. Comer duas nozes por dia pode diminuir ligeiramente os níveis de colesterol ruim e, além disso, as nozes têm nutrientes adicionais que protegem o coração.
Óleos vegetais
Usar óleos líquidos em vez de gorduras animais para preparar os alimentos pode ajudar a diminuir o colesterol LDL.
Maçãs, uvas, morangos, frutas cítricas
Altos níveis de pectina ajudam a reduzir o colesterol LDL. A maçã, as uvas, o morango e as frutas cítricas possuem altos níveis dessa fibra solúvel em suas composições, portanto, são excelentes no combate ao colesterol.
Soja
Comer soja e alimentos feitos com ela, como tofu e leite de soja, é uma ótima maneira de reduzir o colesterol.
Peixe
Substituir o consumo de carne, rica em gordura saturada que aumenta o LDL, por peixe e frutos do mar duas a três vezes por semana pode diminuir o colesterol. Além disso, esses alimentos fornecem ômega-3. Estudos descobriram que esse nutriente reduz os triglicerídeos no sangue, para uma proteção cardiovascular ainda maior do que a redução do LDL sozinho.