scorecardresearch ghost pixel



6 alimentos que não podem faltar na lista de compras de quem tem colesterol alto

Veja uma lista com alimentos que podem ajudar pessoas que possuem um nível alto de colesterol.



O colesterol alto é um mal que aflige várias pessoas ao redor do mundo. E, por mais que os médicos receitem remédios e os pacientes tomem as pílulas sempre na quantidade e horário corretos, não existe melhor maneira de controlar o colesterol do que mantendo uma rotina de exercícios e uma alimentação saudável.

Uma dieta saudável é o mais importante para manter em perfeito equilíbrio o colesterol ruim (LDL) e o colesterol bom (HDL). A decisão de manter uma boa alimentação para regular os níveis de colesterol são essenciais para afastar o risco de derrame cerebral e ataque cardíaco, além de outros tipos de doenças como o Mal de Parkinson e de Alzheimer.

Algumas pessoas conseguem montar alguns pratos tão saudáveis que nem chegam a precisar ingerir medicamentos para controlar o colesterol. Veja a seguir alguns dos alimentos saudáveis que devem compor a alimentação de uma pessoa com colesterol alto.

Peixes

Bacalhau
Bacalhau

Os peixes são ricos em ômega 3 e ácido graxo, que são considerados gorduras boas, ou seja, insaturadas, principalmente os peixes de água salgada como salmão, truta e atum, por exemplo. A gordura insaturada ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e reduz consideravelmente os níveis de colesterol no sangue e de triglicerídeos.

Oleaginosas

Castanha-do-Pará

Algumas oleaginosas como as castanhas e as nozes possuem alta quantidade de antioxidantes, os quais ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, as oleaginosas também possuem arginina, proteína que atua como um poderoso vasodilatador, reduzindo os riscos de doenças coronárias.

Chocolate amargo

Chocolate

Incluir 30 gramas de chocolate amargo na dieta diária de quem possui colesterol alto pode ser bastante benéfico. Visto que ele é riquíssimo em flavonoides, uma substância que auxilia na diminuição do colesterol ruim.

Mas nada de burlar a regra: a porção de 30 gramas é diária, ou seja, mesmo que não se tenha ingerido a porção do dia, não é indicado ingerir 60 gramas no dia seguinte para “compensar”, pois dessa forma o organismo não consegue aproveitar os benefícios do alimento.

Azeite

Azeite

O azeite é rico em vitamina E, e uma poderosa fonte de ácido oleico, o qual ajuda a reduzir os riscos de doenças cardíacas e também regula as taxas de colesterol. Além disso, também é um excelente alimento para regular o diabetes de tipo 2.

Laranja

Laranja

A laranja não é uma fruta boa apenas para evitar gripes e resfriados. Ela também é rica em flavonoides, substâncias essenciais no controle do colesterol LDL (ruim), dado que essas substâncias limitam a absorção de colesterol no intestino.

Vinho

Vinho

Duas doses de vinho por dia ajudam a elevar de forma significativa a taxa de colesterol bom no organismo, cerca de 12%. Vale ressaltar que o vinho em questão é o vinho tinto e que seu consumo deve ser moderado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário