scorecardresearch ghost pixel



Além da carne e ovo: Alimentos ricos em proteína que você nem faz ideia

Alimentos ricos em proteínas são importantes para garantir saúde aos músculos, unhas e cabelos, também são fontes reparadoras de tecidos.



Uma alimentação precisa ser balanceada e completa de nutrientes capazes de promover saúde e manutenção de todos os sistemas. Diante disso, um nutriente fundamental para o organismo é a proteína presente nas carnes e ovos.

Veja também: Faça isto ao guardar bananas na geladeira e elas não ficarão pretas

É importante saber que a proteína é formada a partir de um conjunto de aminoácidos que se ligam entre si formando cadeias de moléculas através de ligações peptídicas. Os aminoácidos são nutrientes essenciais para diversas funcionalidades do corpo humano. 

Logo, alimentos ricos em proteínas são importantes para garantir saúde aos músculos, unhas e cabelos, também são fontes reparadoras de tecidos, além de serem fundamentais na produção de enzimas, hormônios entre outros processos metabólicos.

Há diversas opções alimentares ricas em proteínas, a seguir vamos conhecer 6 alimentos que são fontes desses aminoácidos.

6 alimentos ricos em proteína que você deve incluir em seu cardápio diário

Amêndoa

Cada 100 gramas de amêndoa têm 21,1 gramas de proteínas. Além das proteínas, a oleaginosa ajuda a nivelar os índices de açúcar no sangue e tem fibras solúveis que melhoram o funcionamento intestinal.

Lentilha

O alimento fornece mais de 6 gramas de proteína a cada 100 gramas, uma quantidade superior ao feijão, por exemplo, que possui 5 gramas a cada 100 gramas.

Sementes de abóbora

Essas sementes podem ser consideradas superpoderosas, já que ajudam em vários parâmetros no organismo. São alimentos que podem ser usados na salada, em misturas com aveia e em massas de pães. O alimento tem 8 gramas de proteínas a cada 30 gramas.

Grão de bico

Além de melhorar as taxas de colesterol e fortalecer o sistema imunológico, o grão de bico é uma ótima fonte de proteína que fornece mais saciedade, sendo excelente para a saúde. A cada meia xícara fornece 8 gramas em média de proteínas.

Camarão 

Cada 110 gramas de alimento possui cerca de 17 gramas de proteína. O camarão possui muitos minerais, vitaminas e elementos antioxidantes capazes de promover uma limpeza no organismo e prevenir doenças. 

Quinoa

É composta de antioxidantes, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais. A cada xícara tem em média 7 gramas de proteína, além de ser um alimento sem glúten que é uma ótima opção para substituir o arroz.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário