scorecardresearch ghost pixel



Alterações na CNH! Veja novas regras para ser habilitado em 2022

Confira tudo o que mudou e quais são as novidades da CNH para os brasileiros que querem tirar o renovar a habilitação em 2022. É preciso estar atento para atender novas exigências.



Os brasileiros que querem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em 2022 devem ficar atentos. Existem novidades da CNH que agora serão cobradas para que o processo possa ser concluído. Por isso, se a sua intenção é terminar o ano habilitado, vale a pena conferir o que mudou na legislação de trânsito atual.

Veja também: Motoristas de aplicativos podem ter direito a benefícios do INSS?

Novidades da CNH mudam as regras para ser habilitado

O novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe algumas mudanças para os motoristas de carros e motos em todo o país. Sua última versão modificada foi lançada no ano passado, mas muitas pessoas só sentirão as diferenças a partir de 2022.

Em resumo, as novidades da CNH trazem alterações em prazos, modelos, pontuação de multas e alguns outros temas.

Veja quais são as novidades da CNH para 2022

O novo CTB estabelece que para quem tirar a CNH em 2022 a validade do documento passa a ser de 10 anos. Isso vale exclusivamente para motoristas com menos de 50 anos de idade. Os condutores que tenham entre 50 e 70 anos deverão efetuar a renovação após 5 anos de uso. Enquanto isso, os idosos com mais de 70 anos precisam respeitar um triênio (3 anos) para renovar a habilitação.

O Detran de cada estado ficará responsável por enviar lembretes e notificações informando sobre o vencimento. Dessa forma, cada motorista receberá o aviso com 30 dias de antecedência antes da data final de validade. Fora isso, para a renovação, será necessária a quitação de todos os débitos relacionados aos veículos em seus nomes.

Novidades da CNH alteram pontuação de multas

Com o novo CTB, o limite de pontos que podem ser atingidos aumentou de 20 para 40, sendo que cada infração desconta:

  • 3 pontos – infração leve;
  • 4 pontos – infração média;
  • 5 pontos – infração grave;
  • 6 pontos – infração gravíssima.

Ao atingir o limite de 40 pontos, a CNH fica suspensa e o motorista precisa enfrentar um processo de reciclagem para reaver o direito de digitar. No entanto, a conta para chegar ao limite não é linear e varia de acordo com a gravidade da multa.

As novas regras da CNH determinam que o documento será suspenso quando:

  • O motorista atingir 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas;
  • 30 pontos, com uma infração gravíssima;
  • 40 pontos, sem nenhuma infração gravíssima ou se exercer atividade remunerada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário