scorecardresearch ghost pixel



Atenção! Lambida de cachorros e gatos pode ser perigosa aos humanos?

Uma pesquisa recente descobriu que lambida de cachorro e de gato pode vir carregada de bactérias resistentes a antibióticos. Entenda mais sobre os ricos dos “lambeijos”.



A lambida do cachorro ou do gato costuma ser muito apreciada pelos seus tutores. Afinal, geralmente ela está associada a uma genuína forma de carinho e de afeto. Quem não gosta de receber demonstrações de afeto? Porém, é necessário tomar alguns cuidados com esse tipo de atitude. Uma pesquisa recente revelou certos perigos nos populares “lambeijos” (mistura de lambidas e beijos).

Veja também: Lista: os 8 cachorros mais bravos do mundo

Lambida de cachorro e de gato pode ser perigosa

O animal de estimação tende a se tornar um membro da família rapidamente. Não tem como não se encantar com as brincadeiras, trapalhadas e arteirices de um cachorrinho ou de um gatinho. Aos poucos ele começa a dividir cama, sofá e todos os espaços da casa com você. Desde o começo os “lambeijos” são as melhores demonstrações de alegria entre o pet e o tutor. No entanto, a lambida do cachorro ou de outro pet pode ser perigosa para a saúde humana.

Isso é o que demonstrou uma pesquisa feita por cientistas portugueses e britânicos. Os resultados serão apresentados durante o Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, em Lisboa. A hipótese a ser apresentada é a de que cães e gatos possam preservar bactérias resistentes a antibióticos.

Ninho de superbactérias? Lambida de cachorro e seus perigos

Os pesquisadores atuam dentro do Royal Veterinary College, no Reino Unido, da Universidade de Lisboa. Eles analisaram as fezes de animais e tutores, sendo colhidas 217 amostras do material.

Todo o material coletado foi submetido a análise para acusação de superbactérias. 14 cães e 15 humanos revelaram a presença de cepas da bactéria E.coli resistente aos antibióticos, como a penicilina. O problema é que o microrganismo em questão tem potencial para ser fatal em algumas circunstâncias.

O pior é que a transmissão das bactérias pode ocorrer por meio de via fecal ou de via oral. Em outras palavras, não são apenas as fezes que podem estar contaminadas, a lambida de cachorro ou de gato pode estar cheia dessas bactérias.

Cuidados com lambida de cachorro e de gato incluem forte higiene

De acordo com as informações divulgadas pelo jornal britânico Daily Mail, a descoberta reforça as boas práticas de higiene. Juliana Menezes é uma das pesquisadoras que aponta para os cuidados básicos necessários.

“Nossas descobertas reforçam a necessidade de as pessoas praticarem uma boa higiene em torno de seus animais de estimação e reduzirem o uso de antibióticos desnecessários em animais de companhia e nas pessoas”, disse ela ao Daily Mail.

Estudos da Universidade de Washington (EUA) e da Universidade de Oxford (EUA), mostraram que superbactérias mataram 1,2 milhão de pessoas em 2019. Porém, elas também contribuíram para a morte de outras 5 milhões indiretamente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário