scorecardresearch ghost pixel



Câncer dá direito à aposentadoria? Veja o que as regras dizem

Entenda se ter câncer dá direito à aposentadoria precoce para o paciente. Existem benefícios do INSS que podem ser aplicados neste caso.



Certamente ninguém gostaria de ser acometido por uma doença grave apenas para poder se aposentar. No entanto, existem algumas patologias que garantem uma série de benefícios financeiros para os contribuintes. Por exemplo, o câncer dá direito à aposentadoria por invalidez e outros tipos de auxílio. Confira quais benefícios do INSS o paciente com câncer tem direito a receber.

Veja também: Fato ou fake: idosos com mais de 60 anos têm direito a passagens aéreas baratas?

Auxílio-doença

Todos os trabalhadores que ficaram incapacitados para o trabalho por mais de 15 dias podem ter direito ao auxílio-doença. Pacientes que sofrem com câncer e, em decorrência da doença, podem ter direito ao benefício do INSS. Isso só ocorre em casos em que a incapacidade ocorre de forma parcial e temporária.

 

Câncer dá direito à aposentadoria por incapacidade permanente ou invalidez

A aposentadoria por invalidez é um benefício pago pelo INSS para os contribuintes que ficaram plenamente incapacitados para o trabalho. Ou seja, é necessário que a incapacidade seja total e permanente. É preciso apresentar laudos, atestados e perícia médica que demonstre a realidade do cidadão. Câncer dá direito à aposentadoria por invalidez, se a doença comprometer a capacidade laboral de forma permanente.

Câncer dá direito à aposentadoria ou auxílio por acidente?

Embora algumas pessoas entendam dessa forma, não existe aposentadoria por acidente. Por isso pessoas com câncer não têm direito à aposentadoria desta maneira. O que existe é o benefício do auxílio-acidente. Neste caso, o paciente pode ter acesso ao auxílio se a capacidade de trabalho ficar reduzida por conta da doença.

 

Como o contribuinte reduziu a sua capacidade de trabalho, o INSS prevê auxílio para a situação. Geralmente isso ocorre mediante alguma sequela do tumor, por exemplo.

Não é preciso ter contribuído para que o câncer dê o direito à aposentadoria

Como se trata de benefício assistencial, mesmo que o segurado não tenha contribuído para o INSS, ele tem direito aos benefícios. Vale a pena consultar as regras e todas as informações no portal meu.inss.br ou ligar para o número 135. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário