scorecardresearch ghost pixel



Com preços nas alturas, apps de compras compartilhadas são opção para economizar

Veja como economizar utilizando aplicativos de compra compartilhada.



Alguns aplicativos, na busca por novos clientes, estão oferecendo opções de compras compartilhadas, nas quais um grupo se reúne para adquirir determinados produtos com desconto dado conforme o número de pessoas que dividem a conta final.

Veja também: Com altas nos preços, gasolina caseira viraliza; Vale a pena o risco?

Esse esquema é bem parecido com o que o Peixe Urbano e o Groupon fizeram há uns anos. Essas empresas ofereciam cupons de desconto em grande escala, porém integrando e conectando mais pessoas pela internet.

Esse é o caso do aplicativo da Magazine Luiza, que em março lançou a opção “Compra Junto”, na qual oferece desconto em produtos de atacado com 60% de desconto. No espaço de desenvolvimento dentro do aplicativo da varejista, é possível encontrar bebidas, eletrônicos e vários outros itens com desconto de acordo com uma cota mínima atingida.

O aplicativo Facily é um outro exemplo que tem a mesma proposta. Ele oferece um grande catálogo com 190 mil produtos, entre itens pessoais, roupas, eletrônicos e até mesmo alimentos perecíveis. Com um crescimento excepcional desde o começo da pandemia, o aplicativo é uma boa opção para quem deseja comprar com descontos e não liga de receber o produto duas semanas depois de feito o pedido.

Esses casos se enquadram perfeitamente no que é chamado de “social commerce”, modelo importado de grande mercado como o chinês e o norte-americano.

Vale lembrar que ao fazer compras pela internet, você precisa se proteger para não cair em fraudes e roubos. Por mais que tudo na internet seja mais facilitado, devemos tomar muitos cuidados.

Podemos ter como exemplo o aplicativo da Facily, que recebeu 151 mil reclamações no Procon, no ano anterior. Esse fato fez com que a plataforma assinasse um termo de compromisso com o órgão de fiscalização, no qual se compromete a reembolsar os clientes e também a fazer a criação de canais de reclamação para eventuais problemas nas compras.

As grandes marcas, como a Magazine Luiza, possuem know-how nas entregas. Assim, os consumidores podem saber que qualquer tipo de problema com a entrega será resolvido pelo vendedor direto. Já nos aplicativos menores, você deve ficar atento às regras e às informações de cada promoção, verifica também as formas de pagamento e o prazo de entrega.

Qualquer tipo de problema que não possa ser resolvido na plataforma, você deve se dirigir ao Procon e formalizar a sua reclamação. Para evitar cair em golpes e fraudes, você deve pesquisar muito bem sobre os sites, antes de fazer qualquer tipo de compra.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário