scorecardresearch ghost pixel



Como fazer horta em casa: passo a passo, o que plantar, o que precisa

Veja dicas de como montar uma horta em casa.



Você quer plantar uma horta, mas não tem certeza se pode fazê-lo? Nunca tenha medo! Começar uma horta é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer, e cultivar ervas é uma maneira simples e deliciosa de começar a jardinagem. Continue lendo para aprender os passos sobre como fazer uma horta em seu quintal.

Veja também: Como fazer húmus de minhoca em casa? Veja passo a passo simplificado

Escolhendo um local para iniciar uma horta

A maioria das ervas que podem ser cultivadas em casa precisa de duas coisas: luz solar e solo bem drenado. Isso significa que, ao considerar lugares em seu quintal para plantar uma horta, você precisa procurar um local que receba seis ou mais horas de luz solar por dia e seja bem drenado.

Muitas pessoas também consideram conveniente selecionar um lugar para começar a cultivar uma horta. Plantar perto da cozinha ou próximo da casa tornará mais fácil colher ervas do jardim.

Preparando o solo antes de plantar uma horta

Depois de escolher o local para o cultivo de um jardim de ervas, você precisará preparar o solo. Se ele for arenoso ou argiloso, adicione bastante composto. Mesmo que seu solo esteja em boas condições, trabalhar um pouco de composto nele fornecerá nutrientes às ervas enquanto elas estão crescendo. Ao cultivá-las, não use adubos compostados na horta.

Esses são tipicamente ricos em nitrogênio, o que fará com que as ervas cresçam rapidamente, mas reduzirá seu sabor. Escolher as ervas que você vai plantar no seu jardim depende em grande parte do que você gostaria de cultivar.

Quase todas as ervas crescerão por pelo menos duas estações – outono/inverno e primavera/verão. Outras, ano após ano. Alguns temperos comuns que as pessoas plantam quando iniciam um jardim de ervas são:

  • manjericão;
  • orégano;
  • alecrim;
  • cebolinha;
  • hortelã;
  • sálvia.

Você pode começar a plantar os seus temperos a partir de sementes ou na forma de mudas. Plantar ervas a partir de mudas é mais fácil do que iniciá-las por meio de sementes, mas esse modo de plantio também dá certo. Depois de ter plantado o seu jardim de ervas, certifique-se de que ele recebe ao menos 5ml de água todas as semanas. Também não deixe de colher suas ervas com frequência.

Muitas vezes, quando estamos começando um jardim de ervas, temos medo de que a colheita prejudique as ervas. Na verdade, é o oposto disso, ou seja, a colheita frequente de ervas resultará na produção de mais e mais folhagens, o que aumenta a quantidade que você pode colher.

No final da temporada, você também pode secar ou congelar sua colheita de ervas para desfrutar de temperos cultivados em casa durante todo o ano. Dedicar um tempo para plantar um jardim de ervas é muito satisfatório e fácil, além de trazer beleza ao seu jardim e sabor à sua cozinha.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário