scorecardresearch ghost pixel



Como fazer húmus de minhoca em casa? Veja passo a passo simplificado

Veja como funciona o processo para obter húmus de minhoca a partir de um minhocário caseiro. O fertilizante pode ser utilizado para enriquecer o solo e fortalecer sua horta.



Você tem ou quer começar a cultivar uma horta na sua casa? Saiba que uma das etapas mais importantes está em cuidar muito bem do solo, garantindo sua fertilidade. Para isso, uma das melhores soluções está em apostar nos adubos orgânicos produzidos por minhoca. Mais conhecidos como húmus de minhoca, esse fertilizante pode ser reproduzido na sua casa facilmente.

Veja também: As melhores dicas para plantar pimenta em casa

Para fazer um bom húmus de minhoca, tudo o que você vai precisar é de um espaço para colocá-las. O produto que é obtido através do metabolismo das minhocas está entre os melhores fertilizantes possíveis. Plantações caseiras de pequeno porte podem se beneficiar muito dessa técnica.

Como fazer húmus de minhoca em casa?

Vale reforçar que qualquer pessoa pode fazer um bom húmus de minhoca, bem nutritivo para fortalecer o solo e as plantas. Para tanto não é necessário muito conhecimento prévio de jardinagem. Você vai precisar fazer o seguinte:

Cerque uma parte do terreno para delimitar o tamanho do canteiro da horta. Depois, faça um fundo de papelão e jornal sobre uma boa camada de areia de obra. Assim o solo não vai ficar encharcado facilmente.

Dá para criar um minhocário através de um tanque de alvenaria com escoamento de água da chuva. Porém, não é preciso muito esforço para conseguir manter as minhocas em sua criação.

O que precisa para ter um bom húmus de minhoca?

Procure sempre manter o local onde as minhocas permanecerão sob a sombra, já que o calor é prejudicial para esses anelídeos. Depois, você precisa garantir alimento para as minhocas, ou seja, a terra deve estar adubada. Não existe material melhor para se usar do que o esterco de gado.

No entanto, é altamente indicado que o local tenha restos de casca de vegetais, desde que não sejam frutas cítricas. Folhas secas ajudam a fazer uma camada extra de proteção. Coloque as minhocas na área delimitada e separe-as do húmus com uma peneira, depois misture ao solo da horta e pronto. Repita o processo a cada 3 meses, pelo menos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário