scorecardresearch ghost pixel



Como fazer prova de vida pelo celular: quem pode e como fazer prova de vida do INSS pela internet

Saiba agora como fazer prova de vida utilizando seu celular.



Para os aposentados e pensionistas do INSS, fazer a prova de vida todos os anos pode ser um desafio, visto que até então eles precisavam se deslocar para realizar a comprovação de vida. Mas no ano de 2022, o INSS implementou a prova de vida pelo celular para todos os aposentados e pensionistas.

Veja também: Como fazer PIX: passo a passo para cadastrar uma chave, fazer uma transferência e mais

A obrigação de fornecer comprovante de vida ao INSS já está em vigor, e os seus benefícios podem ser cancelados caso você não o faça. Devido à covid-19, agora a prova de vida pode ser feita através do celular.  O Instituto desenvolveu um sistema virtual para que aposentados e pensionistas possam realizar a verificação sem sair de casa, o que evita a aglomeração de pessoas em um só lugar.

Fernando Pérez, presidente do INSS, disse que cerca de 11 milhões de pessoas ainda não possuem um PDF com comprovante de vida. Como ele comentou em entrevista à Rádio CBN, a maioria das pessoas pode tirar uma selfie para realizar esse procedimento. No entanto, aqueles que não podem ou estão em empregos que exigem deslocamento ao trabalho, devem ir na data marcada no calendário.

Quem perdeu o prazo e teve a aposentadoria bloqueada ou suspensa deve fazer o teste direto no banco. Depois é necessário aguardar a liberação automática dos pagamentos. Caso os valores tenham sido rescindidos por falta de comprovação, é necessário realizar o procedimento e solicitar a reativação dos depósitos através do Meu INSS.

Embora as pessoas ainda sejam céticas quanto à segurança e confiabilidade da identificação digital, elas estão começando a confiar cada vez mais nela.

Como fazer prova de vida pelo celular

Para fazer prova de vida pelo celular é necessário ter um login único do Governo Federal e dois aplicativos instalados no celular, o Meu INSS, disponível para os sistemas Android e iOS e o gov.br, também disponível para Android e iOS.

Para consultar se a prova de vida pelo celular está liberada para você siga o seguinte passo a passo:

  1. Faça o login no app Meu INSS;
  2. Clique no ícone “Prova de vida” e automaticamente o Meu INSS irá dizer se você pode ou não fazer a prova de vida por biometria, ou seja, pelo celular. Se a resposta for sim, aparecerá uma mensagem pedindo para baixar o app gov.br. Vale lembrar que se a resposta for negativa será mostrada uma mensagem orientando sobre como consultar outras formas para realizar a prova de vida.
  3. Seguindo no caso da resposta positiva, faça o login no app gov.br e clique no botão “Iniciar prova de vida”.
  4. Faça a validação facial, clicando na opção “Autorizações”, à esquerda. Selecione a autorização marcada como “Pendente” e clique em “Autorizar” e logo depois confirme a autorização.
  5. O app vai mostrar uma pergunta e você deve responder conforme está no seu documento. Clique na opção que libera permissão para que o aplicativo gov.br use a câmera do seu celular.
  6. Tire as fotos de seu rosto conforme solicitado e continue seguindo os comandos da tela para que sua biometria seja finalizada.
  7. Conferir o resultado da sua prova de vida no app Meu INSS clicando em “Prova de vida”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário