Mesmo consumindo alimentos ricos em nutrientes importantes para garantir o bom funcionamento do organismo, existem certos alimentos que combinam entre si, podendo influenciar na absorção completa ou parcial dos compostos vitamínicos que consumimos.
Veja também: Os incríveis poderes da água de berinjela para o corpo humano
E o contrário também é verdadeiro, alguns nutrientes são impedidos de ser absorvidos devido a incompatibilidade de suas propriedades. Nesse contexto, a ausência de alguns nutrientes pode prejudicar a saúde, como por exemplo o cálcio, um mineral fundamental para o desenvolvimento e manutenção dos ossos.
Sintomas causados pela falta de cálcio
Baixas reservas de cálcio podem provocar:
- Problemas de memória
- Confusão mental
- Espasmos musculares
- Câimbras
- Depressão
- Fraqueza nos ossos
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Aumento da pressão arterial
- Cáries e problemas frequentes nos dentes
A falta de cálcio ocorre devido à baixa ingestão de alimentos com composição desse mineral, outros problemas como alterações hormonais e hipoparatireoidismo também podem ser bloqueadores da absorção do mineral.
Outra razão para que ocorra uma baixa absorção de ferro está relacionado a falta de vitamina D, pois é um nutriente que potencializa a absorção de ferro no organismo.
Alimentos que reduzem a absorção do cálcio
Excesso de sal
O sal é composto de sódio, essa substância faz com que o cálcio seja eliminado pela urina. Desta forma, pessoas que sofrem de problemas ósseos não podem consumir muito sal em sua dieta.
Café e chás cafeinados
O ideal é consumir no máximo três xícaras de café por dia. Mais do que isso, faz com que o cálcio seja eliminado do organismo.
Chocolate
Além de possuir cafeína, o alimento possui ácido oxálico, um elemento que faz com que o cálcio seja expelido pelas fezes. Para não deixar de consumir esse alimento, o certo é optar por opções com mais concentração de cacau, que possui ação antioxidante, pois de todos os males o menor.
Gorduras
A ingestão de alimentos ricos em manteiga e o excesso de carnes na alimentação, faz com que a absorção de cálcio seja comprometida. Isso acontece devido aos ácidos graxos saturados de cadeia longa, que cooperam na eliminação do mineral através das fezes.
Excesso de proteínas
O cálcio é indispensável para que ocorra a sintetização de proteínas, por essa razão comer muito mais proteínas do que cálcio se torna prejudicial. Em média, um adulto pode consumir entre 0,8 e 1 grama de proteína por quilo de seu peso diariamente.
Tanto o ferro quanto o cálcio possuem sua absorção dentro de processos bastante semelhantes pelo organismo. Quando se consome mais ferro que cálcio, o ferro acaba sendo mais absorvido.