scorecardresearch ghost pixel



Consignado: o que fazer se receber um empréstimo sem a sua autorização

Recebeu um consignado sem a sua autorização? Veja o que fazer para não ficar no prejuízo e corrigir o erro o quanto antes.



Uma das principais reclamações envolvendo os consignados são os empréstimos liberados sem terem sido contratados. As queixas cresceram bastante, principalmente do início da pandemia para cá. Veja o que fazer se algum consignado for liberado para o seu CPF sem a sua autorização.

Leia mais: Auxílio Brasil paga parcela adicional de R$ 200 para ESTE grupo

No geral, as principais vítimas desse tipo de golpe são os idosos. Quase sempre as abordagens dos golpistas é feita por telefone para confundir os segurados. Os criminosos se passam por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Consignado sem autorização

Agora que o governo anunciou mudanças nos consignados, os consignados sem autorização ficaram ainda mais comuns. Então, se algum empréstimo surgir em seu nome, o primeiro passo é procurar a instituição que liberou o crédito para registrar o erro. Outra forma de registrar a reclamação é pelo site oficial do governo federal. No gov.br o cidadão pode fazer o pedido de exclusão do consignado.

Para comprovar que foi vítima de uma fraude, reúna documentos pessoais e também os extratos bancários que comprovem a retirada indevida do dinheiro da sua conta. De acordo com o INSS, outra dica é sempre acompanhar a situação do CPF pelo aplicativo Meu INSS. Na aba “Extrato de empréstimos” é só gerar um arquivo PDF do documento. Caso note algo estranho, o INSS tem que ser comunicado.

E lembre-se: nunca forneça dados pessoais. Seja por e-mail ou por ligação, ou qualquer outra forma de contato usada pelos golpistas. Dessa forma, caso algo esteja errado, registre também um boletim de ocorrência na polícia. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor garante o cancelamento sem qualquer cobrança à vítima em casos de consignado sem autorização. Dessa forma, as parcelas cobradas de maneira errada são devolvidas ao beneficiário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário