Uma dúvida que muitas pessoas do mundo fitness ainda enfrentam é saber se a uva atua auxiliando no emagrecimento, ou não. Antes de chegar direto nesse ponto, vale destacar que as uvas possuem uma série de nutrientes, logo, a ingestão desse alimento pode ser benéfica para os indivíduos.
Veja também: Benefícios do salmão que comprovam que ele é um superalimento
A uva
A uva, fruta conhecida por quase todas as pessoas, é um alimento bastante versátil, que pode ser utilizado de diversas formas, incluindo para fazer sucos ou até mesmo bebidas com teor alcoólico, como batidas e caipirinhas.
Pensando nisso, saber se a uva emagrece ou engorda é fundamental, já que ela pode ser uma grande aliada no processo de perda de peso, desde que usada de maneira estratégica, por exemplo para substituir alimentos menos saudáveis.
Afinal, as uvas engordam ou emagrecem?
A perda de peso ocorre como um resultado da criação de déficit entre calorias ingeridas e calorias queimadas, assim, podemos concluir que a uva, por possuir baixas calorias, pode auxiliar no processo de perda de peso, quando inserida em uma dieta equilibrada.
No entanto, outros fatores podem interferir na relação de um alimento com o emagrecimento, como os que veremos a seguir:
Índice glicêmico
O Índice Glicêmico é utilizado para estimar o efeito de um alimento que contém carboidratos nos níveis de açúcar no sangue e pode ser interpretado da seguinte maneira:
- IG abaixo de 55: É considerado baixo.
- IG entre 56 e 79: É considerado moderado.
- IG acima de 70: É considerado alto.
A uva, no caso, possui índice glicêmico de 40. Logo, podemos concluir que ela não eleva os níveis de açúcar no sangue, afinal, tem um nível considerado baixo.
Existência de fibras
As fibras são as responsáveis por ajudarem a diminuir o índice glicêmico e, além disso, contribuem para a sensação de saciedade, auxiliando e melhorando a saúde do sistema digestivo.
Assim, já que as fibras não são digeridas durante a digestão, elas chegam quase intactas ao intestino, proporcionando aquela sensação de saciedade.
Antioxidantes
As uvas, principalmente as roxas, são ricas em antioxidantes, o que faz com que elas tenham um papel de anti-inflamação no organismo, ajudando a combater os danos dos radicais livres.
Assim, justamente por ter essa ação anti-inflamatória, as uvas são úteis no combate à resistência à insulina, evitando os picos desse hormônio, bem como a fome que esse aumento pode causar.
Outras vantagens do consumo de uva
A uva também possui diversas vantagens associadas ao seu uso, como:
- Fonte de potássio;
- Auxilia na proteção dos ossos;
- Auxilia na redução do colesterol.