Ser impedido de realizar compras a prazo, ou até mesmo de fazer empréstimos e ter o cartão negado são algumas das consequências que um CPF negativado pode trazer ao cidadão. Isso porque ter o CPF negativado é o mesmo que ter o nome sujo.
Veja também: Dica boa: Aprenda a consultar o dinheiro esquecido do PIS com o CPF
O CPF negativado está associado a algum tipo de ação irresponsável, ou seja, quando o cidadão deixou de pagar alguma conta no prazo, por exemplo, como contas de aluguel, luz, ou de qualquer outro tipo.
De acordo com o Serasa, mais de 60 milhões de brasileiros encontram-se com o nome sujo, sendo que, desses, a maioria corresponde a jovens com idade entre 18 e 24 anos que deixaram de realizar o pagamento de determinada conta.
Quando o nome pode ficar sujo?
Como mencionamos anteriormente, em caso de dívidas, o nome do cidadão tende a ficar sujo. No entanto, essas dívidas podem ser de origens diferentes, indo desde atraso em contas de casa até atrasos em contas em lojas e comércios.
Assim, quando uma empresa não recebe o pagamento do cliente, ela avisa um ou mais órgãos responsáveis pela proteção de crédito, ou seja, essa inscrição não é feita de maneira automática. Esses órgãos, por sua vez, ficarão responsáveis por entrar em contato com o consumidor para avisar que seu nome será incluído na lista de devedores, ou na lista de proteção de crédito, caso ele não pague sua dívida.
Se isso acontecer, o nome do cliente constará em órgãos como Serasa, SPC Brasil e Boa Vista, podendo ser consultado por qualquer empresa que deseja checar os dados financeiros e bancários de alguém.
Consequências de ter o nome negativado
Todo mundo entende o quão ruim é ter o nome sujo. No entanto, ninguém entende, de fato, como isso pode influenciar negativamente em diversos aspectos, como:
- Dificuldade em conseguir empréstimo;
- Problemas no financiamento;
- Problemas em abrir uma conta corrente ou adquirir um cartão de crédito.
Como limpar o nome sujo?
Para ter seu nome removido da lista de crédito e, consequentemente, não ter mais o nome sujo, é necessário entrar em contato com a empresa na qual a dívida foi feita e tentar fazer a negociação do pagamento.
Se caso o valor for muito alto e a pessoa pagar em parcelas, assim que a primeira parcela for paga, a empresa deverá entrar em contato com o órgão para que o nome seja removido da lista de crédito em até 5 dias. No entanto, caso haja problemas no pagamento das outras, o nome deverá voltar à lista.
Já para aqueles que não conseguirem quitar sua dívida, a única solução será aguardar e, após cinco anos, o nome sairá automaticamente da lista de inadimplência. No entanto, a conta não deixa de existir e a empresa pode entrar na justiça cobrando.