scorecardresearch ghost pixel



Dá para recuperar dinheiro de um Pix errado? Descubra aqui

Entenda o que acontece se você mandou um Pix errado. Dá para reverter a transferência? Entenda o que pode ser feito para ter seu dinheiro de volta e eliminar o problema.



O Pix foi lançado em 2020 e se popularizou amplamente pelo Brasil, já que hoje é difícil encontrar quem não o utilize. A facilidade, a agilidade e a ausência de tarifas para fazer transferências caíram no gosto popular. Porém, nem tudo são flores, algumas dúvidas têm permanecido na cabeça dos usuários. Uma delas é sobre o que fazer caso em caso de Pix errado.

Veja também: Descubra como recuperar uma mensagem apagada no WhatsApp

Mandei um Pix errado, e agora?

Vale lembrar que o Pix é uma solução para transferências digitais regulada pelo Banco Central (BC). O dinheiro pode ser transferido imediatamente entre bancos e instituições diferentes. Assim, mais do que uma plataforma para transferência gratuita, o Pix se tornou meio de pagamento digital.

Lojistas e comerciantes no geral já aceitam os pagamentos via Pix. Pela rapidez na transferência, o recurso tornou-se uma forma segura de pagar as contas e mercadorias.

Para realizar uma transação via Pix é necessário cadastrar uma chave de acesso. A chave pode ser um e-mail, telefone, CPF ou código. Quem tiver sua chave pode transferir valores para sua conta de cadastro. Aliás, é possível ter várias chaves em contas diferentes. Se você digitou alguma palavra, número ou letra errada, pode ter enviado o Pix errado. Veja o que fazer.

O que fazer em caso tenha enviado um Pix errado?

No momento da transferência é necessário confirmar as informações do destinatário. Então, depois de inserir a chave Pix da pessoa, os dados dela são expostos. A partir daí é possível confirmar a ação.

Entretanto, no meio da correria do dia a dia, às vezes esses dados não são checados e o Pix errado acontece. Se for digitado um número ou letra errada na chave, a transferência pode ir para outra pessoa.

Segundo informações do BC, a transação via Pix pode ser evitada ou cancelada apenas antes da confirmação. Ou seja, se você inseriu a chave do destinatário, checou os dados e confirmou, não tem como reaver o dinheiro.

Não posso recuperar meu dinheiro se enviar um Pix errado?

Como a transferência ocorre em tempo real, não é possível desfazer a ação. Isso porque o dinheiro já foi repassado e pertence ao destinatário a partir de agora.

Por outro lado, o BC orienta a tentar negociar com o recebedor, caso tenha feito o Pix errado. A devolução é uma das funcionalidades do Pix, mas deve ser feita exclusivamente por quem recebeu o dinheiro.

De forma prática, quando um Pix errado (ou não) acontece, a verdade é que uma pessoa está “dando” dinheiro para outra. Isso não quer dizer que equívocos não possam ocorrer.

Por isso, caso tenha feito um Pix errado e o recebedor não queira reaver a quantia, procure seus direitos. É indicado registrar a ocorrência e procurar por um advogado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário