Uma geladeira cheia de produtos maduros lindos pode parecer o item dos sonhos, mas não precisa estar fora de alcance. De fato, adotar algumas estratégias pode tornar a ingestão de muitas frutas e vegetais uma realidade acessível.
Veja também: 5 tipos de alimentos que roubam a energia do nosso corpo
Vela lembrar que gastar dinheiro com frutas e legumes é gastar dinheiro com sua saúde. Investir em produtos frescos pode não parecer acessível inicialmente, mas os benefícios valem a pena.
Ainda assim, você pode gostar de saber algumas dicas para te ajudar a economizar na hora de comprar frutas e verduras.
Compre com um propósito
Se você tem refeições e receitas já planejadas para a semana e chega ao mercado com sua lista de ingredientes, vai comprar apenas o que precisa e não desperdiçar dinheiro precioso em compras desnecessárias. Economizar em sua conta geral de supermercado lhe dá dinheiro extra para comprar bons produtos, como frutas e verduras frescas.
Outra estratégia é verificar primeiro as vendas e depois planejar seu menu semanal em torno delas. Talvez, em vez de suas maçãs habituais, você lanche morangos em promoção, ou você pode adiar uma preparação que tinha em mente, para usar vegetais da estação.
Use a tecnologia
A comparação de compras é sempre útil e, com aplicativos de telefone, você pode comparar preços com mais facilidade. Vale a pena o tempo para ver o que está à venda, em qual lugar, e planejar o cardápio e uma lista de compras.
Procure a forma mais simples
Especialistas sugerem que você compre vegetais e frutas em sua forma mais simples. Os alimentos pré-cortados, pré-lavados, prontos para o consumo e processados são convenientes, mas geralmente custam muito mais do que quando comprados em suas formas naturais e básicas.
Pense em cenouras inteiras em vez de cenouras pequenas, milho com casca em vez de sem casca, uma cabeça de brócolis ou couve-flor em vez de floretes ensacados, ou uma pequena melancia inteira em vez de melão cortado.
Se a conveniência o motivar a comer mais produtos frescos, reserve alguns minutos em casa para lavar, cortar e armazenar frutas e legumes em recipientes de vidro na geladeira para estarem à vista e prontos para serem saboreados.
Compre apenas o que você precisa
Muitos supermercados e grandes lojas vendem produtos embalados, como grandes sacos de batatas e cebolas, ou saladas verdes.
Isso é ótimo, se as quantidades corresponderem às suas necessidades, mas se você acha que não vai usar o que está no pacote, procure por itens soltos, como cogumelos, pimentões, maçãs e batatas e pegue apenas o que planeja usar.