scorecardresearch ghost pixel



Dinheiro esquecido: 2ª fase de consultas e pagamentos começa em maio

BC informa que o sistema contará com novos dados repassados pelas instituições financeiras. Saiba como será a nova rodada dos valores a receber.



Após a conclusão da repescagem de consultas e saques do Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC), uma nova fase de verificações aguarda milhões de cidadãos brasileiros com dinheiro esquecido em bancos.

Leia mais: Renda extra: saiba o que fazer com o dinheiro do FGTS, PIS e 13° liberado em 2022

Isso porque o órgão dará início a partir do dia 2 de maio à segunda fase de consulta e saque dos valores a receber. O BC informa que o sistema contará com novos dados repassados pelas instituições financeiras.

Ou seja, mesmo aqueles que já resgataram recursos na primeira fase, ou mesmo que não tinha valores a receber anteriormente, terão uma nova chance de consulta no SVR. O que acontece é que os dados serão atualizados e novas quantias deixadas para trás poderão ser identificadas.

“As mudanças foram planejadas para ampliar o acesso ao serviço pelo cidadão. Esse novo ciclo foi pensado para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de entrar no sistema”, explicou Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do BC.

2ª fase do dinheiro esquecido a partir de maio

Nesta nova rodada, os valores esquecidos em bancos terão origem nas seguintes operações financeiras:

  • Contas-corrente e/ou poupanças encerradas com saldo disponível;
  • Contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários encerradas com saldo;
  • Entidades em liquidação extrajudicial;
  • FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • FGCoop (Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito);
  • Tarifas cobradas indevidamente, previstas ou não em Termo do BC;
  • Parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, também não previstas.

De acordo com o BC, outra novidade é que a sistemática de consulta e pedido de saque do dinheiro esquecido será diferente na segunda fase. O cidadão não precisará mais agendar a consulta dos valores ou o resgate dos recursos esquecidos. Ela poderá fazer isso logo na primeira verificação, sem precisar aguardar nenhuma data ou horário.




Voltar ao topo

Deixe um comentário