A prática de exercícios físicos é citada constantemente em todos os canais de comunicação como um hábito que precisa ser adotado. A atividade física ajuda a regular basicamente todas as funções vitais do corpo humano. Mais do que isso, ela é reconhecida como excelente ferramenta para combater transtornos mentais, especialmente a ansiedade e a depressão. No entanto, uma dúvida é comum entre todas as pessoas que querem melhorar a saúde: qual é a quantidade de exercícios mínima ideal?
Veja também: Além da carne e ovo: Alimentos ricos em proteína que você nem faz ideia
Pesquisa sugere a quantidade de exercícios físicos para ser saudável
Uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos da América (EUA) apontou para a quantia mínima de exercícios físicos recomendada. Segundo os dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do país, existe um tempo mínimo ideal. As pessoas devem fazer cerca de 2 horas e meia de atividade física aeróbica por semana. Além disso, é preciso treinar todos os principais grupos musculares duas vezes na semana, pelo menos.
Exercícios físicos moderados e vigorosos têm o poder de melhorar o sono e o estado geral de saúde de cada indivíduo. Eles também protegem a pessoa contra doenças cardíacas, diabetes e câncer. A atividade reduz os níveis de estresse, melhora o humor e ajuda no combate da ansiedade e da depressão.
Como fazer exercícios físicos na medida certa
Tendo como base os dados do CDC dos EUA, especialistas recomendam que seja feita uma caminhada intensa de 30 minutos. Para completar as 2 horas e meia é preciso, portanto, se movimentar 5 dias na semana dessa maneira.
Alguns outros exercícios ajudam a trabalhar os músculos, como:
- Flexão;
- Agachamento;
- Abdominal.
Intercale uma sessão de cada um por dia de exercícios. Dessa maneira, sua rotina semanal poderia ser a seguinte:
- Dia 1: 30 minutos de caminhada e 3 sessões de abdominais variados;
- Dia 2: 30 minutos de caminhada e 3 sessões de flexões variadas;
- Dia 3: 30 minutos de caminhada e 3 sessões de agachamento variadas;
- Dia 4: descanso
- Dia 5: 30 minutos de caminhada e 3 sessões de abdominais variados;
- Dia 6: 30 minutos de caminhada e 3 sessões de flexões variadas;
- Dia 7: descanso.