scorecardresearch ghost pixel



Inflação: alta dos preços diminui o poder de compra dos brasileiros

A alta dos preços provocada pela inflação preocupa a economia não só para este ano. Os especialistas analisam o cenário que se forma para 2023.



O poder de compra no Brasil está ainda menor. Se não bastassem os impactos provocados pela pandemia da covid-19, com a inflação nas alturas, a guerra na Ucrânia também encarece alguns produtos básicos. E a projeção é preocupante com a alta de preços também para o ano que vem.

Leia mais: Restituição do Imposto de Renda: Receita autoriza consulta a lote residual

De acordo com o Banco Central, a inflação anual deve superar os 5% de limite definido para 2022. Isso porque o repasse dos preços internacionais continuam provocando fortes impactos no Brasil.

Alta de preços

Em outras palavras, o Brasil não tem conseguido cumprir o limite da inflação, ficando sempre acima das previsões. Assim, o aumento nos custos continua tirando o poder de compra da população. O resultado disso é um descontrole econômico, que se agrava ainda mais diante da parcela da população que se encontra desempregada.

 

Desde a criação do Plano Real, a alta da inflação no mês de março de 2022 foi a maior dos últimos 28 anos. Para dar conta de tantos aumentos, os brasileiros estão cortando gastos. Isso sem contar o número de endividados, que chega a 77,5% da população, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Por isso o Banco Central tem aumentado as taxas de juros na tentativa de controlar a inflação. Com a alta nos preços e a inadimplência, o cenário que se forma no Brasil fica ainda mais preocupante. E a previsão dos especialistas é que a situação continue assim também para 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário