scorecardresearch ghost pixel



IR pré-preenchido: veja como fazer a declaração em 2022

Quer mais facilidade na hora de fazer e enviar a declaração do Imposto de Renda em 2022? Então vale a pena aprender algumas dicas importantes para a modalidade de IR pré-preenchido.



Já foram entregues quase 13 milhões de declarações do Imposto de Renda (IR) 2022. Do total, quase 600 mil foram feitas no novo formato pré-preenchido anunciado pela Receita Federal. O resultado é maior que o de 2021, quando foram feitas 442 mil declarações assim. Se você ainda não fez a declaração, descubra como declarar o IR pré-preenchido de forma fácil.

Veja também: Novas regras: ainda é preciso renovar a CNH em 2022?

Como declarar o IR pré-preenchido em 2022?

Primeiramente, entenda que a declaração do IR pré-preenchido está disponível pelo e-CAC do portal Gov.br. Todos os contribuintes têm a possibilidade de importar os dados já existentes para a ficha de declaração do IR deste ano. O processo visa facilitar o trâmite do documento até a base de dados da receita federal. Assim, dá para pular boa parte de toda a burocracia atual.

Para conseguir o IR pré-preenchido em 2022, vale a pena seguir algumas dicas:

1 – Faça conta no gov.br

A primeira coisa que deve ser feita é um cadastro no portal do governo federal, o gov.br. basta ter nível prata ou ouro de segurança para ter acesso à declaração do IR pré-preenchido. O certificado digital que era cobrado, não está mais entre as obrigatoriedades.

2 – Insira os dados que faltam

Saiba que mesmo que a declaração venha com várias informações prontas, ainda faltam dados. Você deve completar todos os dados que não foram informados automaticamente pelo sistema.

3 – Tenha atenção especial com bens e direitos

A principal mudança da declaração de 2022 está na ficha de Bens e Direitos do contribuinte. Não existe mais a opção de grupos de bens, pois ela gerava muita confusão entre os declarantes. Agora é preciso inserir o código na ficha.

Por fim, basta confirmar os dados que foram apresentados para saber se está tudo de acordo com que era para ser informado. Confira os dados sobre restituição se houver e envie o documento para a Receita Federal. Pronto, sua declaração já estará na base de dados do governo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário