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Mais de 10 milhões se cadastraram no “Não Me Perturbe”; saiba como fazer também

Mais de 10 milhões de números de telefones fixos e móveis foram cadastrados dentro da plataforma “Não Me Perturbe” da Anatel. O objetivo é proibir ligações indesejadas.



A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) possui um canal exclusivo para que as ligações inconvenientes de telemarketing finalmente terminem. Basta acessar o portal “Não Me Perturbe” e preencher com suas informações. A plataforma da agência impede que as ligações continuem de modo insistente. Nesta sexta-feira, o número de solicitações na plataforma já conta com mais de 10 milhões de telefones cadastrados.

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De acordo com a Anatel, a maior parte dos pedidos de bloqueio de ligações vem do estado de São Paulo. Só essa unidade da federação soma quase metade de todas as solicitações do “Não Me Perturbe”, contando com 4,8 milhões de cadastros. Logo atrás aparece o estado do Paraná, que soma 885,6 mil números de telefone cadastrados, empatado com Minas Gerais, que tem o mesmo número de registros.

“Não Me Perturbe” ainda não chegou nem a 10% do total

Embora os números sejam altos, a verdade é que a quantidade de solicitações atuais não representa uma grande fatia das linhas existentes no país. Ao todo são 285 milhões de números de telefones fixos e móveis presentes no Brasil. Portanto, as solicitações dentro do “Não Me Perturbe” representam apenas 3,5% do que é possível.

Como faço para me cadastrar no “Não Me Perturbe”?

O objetivo do recurso “Não Me Perturbe” da Anatel está em conter o assédio comercial aos cidadãos. Na prática, a perspectiva necessária é a de eliminar a maior parte das ligações de telemarketing insistentes. Tanto bancos quanto empresas do setor de telecomunicações e outros têm o hábito de ligar diversas vezes para as pessoas.

Ainda que algumas ligações sejam importantes e legítimas, a maioria não passa de spam. Ou seja, o consumidor recebe uma chamada programada que cai logo que é atendida. Ao cadastrar o número dentro da plataforma, as instituições são informadas e devem parar de efetuar as chamadas.

O descumprimento da norma pode resultar em penalizações e até multas no valor de R$ 50 milhões.




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