scorecardresearch ghost pixel



Medida da cintura deve ser menor que metade da altura? Veja explicação

Descubra por que os especialistas costumam recomendar que a medida da cintura seja menor do que a metade da altura. Veja quais os motivos por traz dessa orientação frequente.



Existe uma máxima bem comum aplicada para pacientes em consultórios do Brasil inteiro a fim de melhorar a qualidade da saúde. Diversos especialistas são unânimes em aconselhar para que a medida da cintura seja menor do que metade da altura total de uma pessoa. 

Veja também: Cacau faz bem para a saúde: entenda os benefícios desse alimento

Essa é uma recomendação dada também pelo Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados do Reino Unido. Descubra hoje o que está por trás dessa recomendação e se de fato ela faz sentido para a boa saúde humana.

Por que a medida da cintura deve ter um limite assim?

Primeiramente, é bom reforçar que o sobrepeso e a obesidade são causas comuns de complicações de saúde. Ou seja, pessoas que têm um peso corporal elevado podem apresentar mais riscos de enfrentarem problemas e até de morrerem.

Afinal, o índice de casos de problemas cardíacos e de diabetes, por exemplo, são bem maiores em pessoas obesas. Isso se comparado ao mesmo quadro clínico e pacientes que estão dentro do peso desejado.

No entanto, calcular o peso corporal ideal não é algo tão simples de se fazer. Embora o Índice de Massa Coportal (IMC) seja uma medida útil para orientação, ela não é a mais precisa. Pelo menos, o IMC não deve ser levado em conta de forma isolada. É preciso também medir a cintura do paciente para ter noção da quantidade de gordura localizada na região abdominal.

Por que a medida da cintura é tão importante?

Em regras gerais, se a medida da cintura for igual ou maior do que metade da altura do paciente, isso é sinal de problemas. Pessoas que apresentam gordura abdominal fora do padrão possuem maiores riscos de desenvolverem:

  • Diabetes tipo 2;
  • Hipertensão arterial;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Fadiga crônica;
  • Trombose;
  • Infarto;
  • Problemas respiratórios; entre outros.

Isso tudo sem contar que o excesso de peso é prejudicial para o estado geral da saúde. Pessoas que têm a medida da cintura fora do padrão estão mais sujeitas a infecções e processos inflamatórios.

Se a medida da cintura for maior do que a metade da sua altura, é preciso se esforçar para entrar em forma. Do contrário, a vida pode ser mais curta do que você gostaria.

Lembre-se, por fim, de sempre consultar um médico ou especialista para receber o diagnóstico exato.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário