scorecardresearch ghost pixel



Não recebi o 13º salário do INSS, o que devo fazer? 

Depósitos da primeira parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social começam na próxima segunda-feira, 25.



O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas na próxima segunda-feira, 25. Cerca de 31 milhões de segurados de todo o país terão acesso ao abono anual, que foi antecipado em 2022.

Leia mais: 4 passos para criar uma conta no Caixa Tem e sacar o FGTS extraordinário

Mas e se eu não receber, como posso resolver o problema? Embora seja incomum, isso já ocorreu e pode voltar a ocorrer com alguns beneficiários. Saiba o que fazer nesses casos.

13º salário do INSS: datas e quem recebe 

Os repasses do abono foram antecipados para os meses de abril e maio em uma medida semelhante à tomada pelo governo nos últimos dois anos. A expectativa é que cerca de R$ 40 bilhões sejam injetados na economia com o adiantamento.

O benefício extra é um direito de quem recebe aposentadoria (todos os tipos), pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão podem sacar. Quem ganha o Benefício por Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Vitalícia não têm direito a ele.

Antes de qualquer atitude, verifique se o depósito do 13º do INSS já foi liberado para seu grupo. Os segurados são divididos entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe acima do piso nacional. Veja o calendário completo:

Ganha ganha um salário mínimo

Número final do benefício 1ª parcela 2ª parcela
1 25 de abril 25 de maio
2 26 de abril 26 de maio
3 27 de abril 27 de maio
4 28 de abril 30 de maio
5 29 de abril 31 de maio
6 2 de maio 1º de junho
7 3 de maio 2 de junho
8 4 de maio 3 de junho
9 5 de maio 6 de junho
0 6 de maio 7 de junho

Ganha acima um salário mínimo

Número final do benefício 1ª parcela 2ª parcela
1 e 6 2 de maio 1º de junho
2 e 7 3 de maio 2 de junho
3 e 8 4 de maio 3 de junho
4 e 9 5 de maio 6 de junho
5 e 0 6 de maio 7 de junho

Realmente não recebi, e agora?

Se em até 24 horas após a data anunciada o abono não cair na conta, é possível que o pagamento tenho sido suspenso. Nesse caso, o segurado deve entrar em contato por meio de um dos seguintes canais para descobrir o motivo:

  • Atendimento telefônico, no número 135;
  • Site Meu INSS;
  • Aplicativo Meu INSS;
  • Agências do INSS, mediante agendamento.

No aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), é só fazer o login, acessar a opção “Extrato de Pagamento” e verificar os detalhes. O procedimento no site é similar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário