O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia o pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas na próxima segunda-feira, 25. Cerca de 31 milhões de segurados de todo o país terão acesso ao abono anual, que foi antecipado em 2022.
Leia mais: 4 passos para criar uma conta no Caixa Tem e sacar o FGTS extraordinário
Mas e se eu não receber, como posso resolver o problema? Embora seja incomum, isso já ocorreu e pode voltar a ocorrer com alguns beneficiários. Saiba o que fazer nesses casos.
13º salário do INSS: datas e quem recebe
Os repasses do abono foram antecipados para os meses de abril e maio em uma medida semelhante à tomada pelo governo nos últimos dois anos. A expectativa é que cerca de R$ 40 bilhões sejam injetados na economia com o adiantamento.
O benefício extra é um direito de quem recebe aposentadoria (todos os tipos), pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão podem sacar. Quem ganha o Benefício por Prestação Continuada (BPC) ou a Renda Vitalícia não têm direito a ele.
Antes de qualquer atitude, verifique se o depósito do 13º do INSS já foi liberado para seu grupo. Os segurados são divididos entre quem ganha um salário mínimo e quem recebe acima do piso nacional. Veja o calendário completo:
Ganha ganha um salário mínimo
Número final do benefício | 1ª parcela | 2ª parcela |
1 | 25 de abril | 25 de maio |
2 | 26 de abril | 26 de maio |
3 | 27 de abril | 27 de maio |
4 | 28 de abril | 30 de maio |
5 | 29 de abril | 31 de maio |
6 | 2 de maio | 1º de junho |
7 | 3 de maio | 2 de junho |
8 | 4 de maio | 3 de junho |
9 | 5 de maio | 6 de junho |
0 | 6 de maio | 7 de junho |
Ganha acima um salário mínimo
Número final do benefício | 1ª parcela | 2ª parcela |
1 e 6 | 2 de maio | 1º de junho |
2 e 7 | 3 de maio | 2 de junho |
3 e 8 | 4 de maio | 3 de junho |
4 e 9 | 5 de maio | 6 de junho |
5 e 0 | 6 de maio | 7 de junho |
Realmente não recebi, e agora?
Se em até 24 horas após a data anunciada o abono não cair na conta, é possível que o pagamento tenho sido suspenso. Nesse caso, o segurado deve entrar em contato por meio de um dos seguintes canais para descobrir o motivo:
- Atendimento telefônico, no número 135;
- Site Meu INSS;
- Aplicativo Meu INSS;
- Agências do INSS, mediante agendamento.
No aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), é só fazer o login, acessar a opção “Extrato de Pagamento” e verificar os detalhes. O procedimento no site é similar.