scorecardresearch ghost pixel



CadÚnico: devo atualizar o cadastro mesmo sem mudança na família?

Atualizar o cadastro no governo federal é essencial para manter o recebimento dos benefícios sociais. Veja como conferir se os seus dados estão em dia.



O Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal é um registro das famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza. Atualizar o cadastro é essencial para garantir os benefícios. O registro das famílias deve ser revisto, no máximo, a cada dois anos.

Leia mais: Atualizado! Ranking mostra quem são as pessoas mais ricas do mundo

De acordo com o Ministério da Cidadania, todos os cadastros devem ser atualizados. Caso contrário, as famílias podem ter os recursos suspensos ou até mesmo cancelados.

Atualizar o cadastro

Devem atualizar o cadastro todos os beneficiários que tiverem qualquer mudança na constituição familiar. Por exemplo, nos casos de nascimento ou morte, ou até mesmo na mudança da renda com um novo emprego. Mas, e quando nenhuma mudança acontece? Segundo o Ministério da Cidadania, o CadÚnico entende que não houve alteração e segue com o pagamento dos benefícios.

Mas caso as famílias deixem de receber qualquer valor, o quanto antes devem procurar os canais de atendimento do Ministério da Cidadania para relatar o problema. Isso porque novas famílias são incluídas nos programas sociais. E a desatualização do cadastro pode abrir espaço para novas pessoas.

A orientação é baixar o novo aplicativo do CadÚnico para acompanhar as datas e a última renovação dos dados. Assim, as famílias podem acompanhar qualquer alerta de atualização. Na dúvida, o melhor é garantir a atualização do cadastro para não perder os auxílios do governo federal.

Além disso, estados e municípios também usam o CadÚnico para destinar os programas sociais. Dessa forma, o melhor caminho é acompanhar o app do cadastro. Por ele os usuários confirmam se os dados estão atualizados junto ao governo federal. Além de conferir também os valores e as próximas datas de pagamento dos benefícios. De acordo com dados do governo, mais de 25 milhões de famílias estão cadastradas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário