O resgate de até R$ 1 mil do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) começa amanhã, 20, para milhões de brasileiros. Anunciado pelo governo federal, o saque extraordinário é uma maneira de oferecer uma grana extra aos cidadãos e injetar dinheiro na economia.
Leia mais: Pix toma lugar de caixas eletrônicos em estabelecimentos e inicia disputa
O primeiro grupo a receber será composto por trabalhadores nascidos em janeiro. O calendário continua até 15 de junho, seguindo a ordem do mês de aniversário dos cotistas.
Cada pessoa poderá sacar até R$ 1 mil, dependendo do saldo disponível em suas contas ativas (emprego atual) e inativas (empregos antigos) do FGTS. Quem usou esses recursos como garantia em operações de crédito, como a antecipação do saque-aniversário, não poderá participar dessa rodada.
Depósito e saque
A Caixa Econômica Federal é o banco responsável por depositar o dinheiro nas poupanças digitais do Caixa Tem. Quem ainda não tem cadastro só precisa baixar o aplicativo e informar os dados solicitados para ter acesso ao dinheiro.
O prazo limite para resgatar o FGTS vai até o dia 29 de dezembro de 2022 para todos os 42 milhões de trabalhadores aptos a participar do saque extraordinário. Veja o calendário completo de liberação:
- 20 de abril: nascidos em janeiro
- 30 de abril: nascidos em fevereiro
- 4 de maio: nascidos em março
- 11 de maio: nascidos em abril
- 14 de maio: nascidos em maio
- 18 de maio: nascidos em junho
- 21 de maio: nascidos em julho
- 25 de maio: nascidos em agosto
- 28 de maio: nascidos em setembro
- 1º de junho: nascidos em outubro
- 8 de junho: nascidos em novembro
- 15 de junho: nascidos em dezembro
E se eu não quiser sacar?
Ninguém é obrigado a retirar o FGTS agora, já que rodada é facultativa. Quem preferir não mexer no saldo só precisa acessar o Caixa Tem até o dia 10 de novembro e solicitar a devolução do crédito.
Outra opção é aguardar até dezembro, quando chega ao fim o prazo para saque, para que a devolução seja feita de forma automática. Para mais detalhes, acesse o app FGTS ou vá até uma agência bancária da Caixa.