scorecardresearch ghost pixel



O que colocar no currículo quando não tem experiência profissional?

Saiba o que fazer em seu currículo caso não possua experiência.



Preparar o currículo para uma vaga de emprego é um momento muito importante para quem está em busca da primeira oportunidade. A maioria das vagas exige que os candidatos tenham experiência prévia em algumas rotinas de trabalho, ou até com alguns sistemas operacionais e programas de computador.

Veja também: Como fazer currículo pelo celular e mandar por e-mail

Algumas vezes pode até parecer que o pré-requisito para conseguir um emprego é ter tido um emprego. Se você está passando por isso, veja o que escrever no currículo quando não tem experiência profissional.

Fale sobre suas qualificações profissionais

Mesmo sem ter experiência profissional, destacar suas qualificações pode ser uma boa estratégia para conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Para isso é necessário que o candidato seja minimamente qualificado para a vaga de emprego. Realizar cursos de extensão ou capacitação profissional é uma forma de reunir qualificações para adicionar no currículo.

 

Mas atenção! É importante destacar apenas qualificações e habilidades que você possui. Algumas pessoas costumam realizar cursos de qualificação profissional, mas não possuem as habilidades necessárias para exercer a função proposta pelo recrutador.

Esse tipo de prática faz com que o candidato perca credibilidade na hora da entrevista, além de eliminar qualquer possibilidade de contratação futura na empresa.

Fale sobre suas softskills

Se você ainda não possui uma formação ou está concluindo os cursos de extensão e qualificação profissional, uma boa estratégia pode ser destacar suas softskills.

Essa expressão é utilizada para determinar um conjunto de habilidades comportamentais, ou seja, habilidades emocionais. Muitas empresas valorizam profissionais que têm as seguintes softskills:

  • Proatividade;
  • Trabalho em equipe;
  • Pensamento coletivo;
  • Curiosidade;
  • Criatividade.

Ao destacar essas habilidades no seu currículo, é importante ter em mente um exemplo de como você utiliza essas habilidades pessoais em sua vida.

 

É muito comum que os recrutadores perguntem aos candidatos sobre como essas habilidades ajudaram o candidato ao longo da sua vida pessoal.

Destaque conquistas pessoais que são profissionalmente relevantes

Falar sobre suas conquistas pessoais e planos para o futuro pode ser uma forma de demonstrar valor para a empresa. Além disso, algumas conquistas pessoais podem ser adicionadas no currículo de forma breve. Fazer isso pode ajudar a demonstrar para a empresa como você se comporta em relação a metas e objetivos.

É importante lembrar que o segredo para ter sucesso na busca pelo primeiro emprego é realizar ajustes no currículo para destacar habilidades que você possui e que a empresa precisa, isso pode garantir que você seja selecionado entre os concorrentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário