scorecardresearch ghost pixel



Páscoa chegou: 7 benefícios do chocolate para comer sem culpa

Veja agora mesmo como consumir chocolate de uma maneira equilibrada pode beneficiar a saúde de seu cérebro.



O chocolate, além de ser saboroso, traz diversos benefícios para nossa saúde. Segundo o neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, em entrevista ao portal Saúde em Dia, o consumo equilibrado de chocolate concede benefícios para o cérebro.

Veja também: Como o chocolate ajuda no alívio de cólicas menstruais

Os antioxidantes não enzimáticos presentes no cacau ajudam a reduzir o colesterol e a combater doenças cardiovasculares. Um dos principais benefícios do chocolate é fornecer energia para o corpo, por ele ser rico em calorias.

Existem diferentes tipos de chocolates: chocolate ao leite, branco, rosa, meio amargo e amargo. E eles são derivados do cacau, um fruto que possui 3 variedades: trinitário, crioulo e forasteiro, o mais consumido entre eles. No Brasil, a Bahia e o Pará são os maiores produtores desse fruto.

Quais as vantagens de consumirmos chocolate

Chocolate

Melhora o humor

O chocolate contém propriedades feniletilamina que ativam a produção de serotonina, conhecida por ser o hormônio da felicidade, que dá sensação de calma e prazer.

Protege a pele do sol

Por ser rico em flavonoides, o chocolate protege a pele contra os danos dos raios UV.

Previne o câncer de intestino

O chocolate pode ajudar a prevenir o câncer de intestino. Isso porque o cacau tem moléculas conhecidas como procianidinas, que possuem propriedades antioxidantes.

Previne o Alzheimer

O chocolate ajuda no combate ao Alzheimer. Por ser rico em flavonoide, ele reduz quatro vezes mais o risco de desenvolver essa doença.

Colabora com a memória

Por ser rico em flavonoide, contribui muito com a memória. Encontramos essa propriedade também em uvas, alguns tipos de chás e maças.

Aumenta a libido

Ajuda com o desempenho sexual masculino, pois o seu consumo libera endorfina, dando a sensação de prazer.

Melhora o fluxo arterial

O chocolate meio amargo é muito rico em flavonoides, produzindo grande quantidade de óxido nítrico que impede que a pressão arterial suba.

Chocolate

Sensação de bem-estar

A endorfina e a dopamina são propriedades encontradas no chocolate que dão sensação de relaxamento.

Previne problemas na gravidez

As grávidas podem consumir chocolate 5 vezes na semana de maneira controlada. A teobromina encontrada no chocolate diminui o risco de problemas durante a gestação.

Beleza

O chocolate tem alto poder de hidratação para pele e cabelos. Além disso, ele traz muito benefícios para o cérebro. Contudo, o consumo de maneira excessiva pode trazer prejuízos para sua saúde, como náuseas, dores no estômago, refluxo e outros problemas.

Então devemos priorizar o consumo de chocolate do tipo meio amargo, pois é considerado o tipo mais saudável e rico em propriedades que fornecem benefícios para a saúde do cérebro.

*Com informações do portal Saúde em Dia




Voltar ao topo

Deixe um comentário